Número de jovens eleitores de 16 e 17 anos caiu 70% em Potirendaba, Tabapuã e Uchoa

Posted by at 12:47 Comments Print

Para quem pensa que o interesse em votar mais cedo está aumentando está enganado. Segundo levantamento feito pela Gazeta do Interior junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número jovens eleitores que vão às urnas no próximo domingo, dia 2 outubro, caiu cerca de 70% em Potirendaba, Tabapuã e Uchoa.

Apesar de ser a maior das três cidades, Potirendaba foi a que mais sofreu queda nas eleições municipais nos últimos quatro anos. Nas eleições de 2012 eram 154 eleitores com idades entre 16 e 17 anos. Já nas eleições agora de 2016, apenas 66 eleitores vão às urnas pela primeira vez – uma queda de 88 eleitores.

Tabapuã tinha, em 2012, 171 eleitores com idades entre 16 e 17 anos e agora em 2016 este número caiu para 103 – somando assim uma diminuição de 68 jovens.  Em 2012 em Uchoa eram 106 eleitores com 16 e 17 anos, já este ano serão 81 eleitores que deverão ir às urnas – resultando em uma diminuição de 25 adolescentes.

Quem faz parte dessa fatia de “desinteressados pela democracia” é o jovem de 16 anos, Marcelo Augusto Venâncio. Ele que completou 16 anos em fevereiro deste ano, disse que nem se preocupou em tirar seu título. “Eu sei que ainda não somos obrigados a votar, mas o cenário que a política nacional enfrenta não me despertou interesse em votar”, explica.

Para o cientista político, Paulo de Souza, a explicação de Marcelo é um dos principais motivos por este desinteresse pelo voto. “Muitos pais não fazem com que os filhos despertem interesse em votar, então isso tem feito com que eles não queiram votar. E infelizmente os escândalos políticos têm feito com que até os adultos tenham perdido o interesse em votar, imaginem os jovens”, explica.

Nas três cidades, nos últimos quatro anos, 178 jovens a menos deixaram de tirar seus títulos, resultando assim uma diminuição de 70,5%. “O voto é facultativo, mas colaborar com a democracia e poder ajudar a escolher nossos representantes já são um grande começo para a formação de grandes cidadãos”, finaliza Paulo.

(Foto: Divulgação-Portalpe10)

Destaques Política Últimas Notícias , , ,

Related Posts