Novo Terminal de ônibus de S. J. do Rio Preto é entregue com quatro anos de atraso e com falhas

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Começou a funcionar a partir deste sábado (30/11/2019), o novo Terminal Urbano de São José do Rio Preto (SP). Com quatro anos de atraso, a obra custou R$ 16,5 milhões a mais que o previsto e possui falhas.

A construção começou em novembro de 2015 e era para ter sido concluída um ano depois. Inicialmente o projeto custava R$ 47,7 milhões e foi entregue por R$ 64.200.413,99 – R$ 16,5 milhões a mais.

De acordo com dados do Portal da Transparência, foram R$ 9,3 milhões de aditivos e R$ 7,1 milhões de reajustes contratuais anuais. Nestes quatro anos de obra, a construtora Constroeste paralisou a construção duas vezes por problemas encontrados no local e revisão de projeto.

Uma rápida visita pelo local é visível que o prédio entregue é bastante diferente do que estava no projeto. A começar pela ponte que liga o antigo terminal ao novo.

No projeto aparece uma passarela robusta, ampla e até com árvores plantadas. Na obra, uma ponte simples, sem cobertura e bem mais estreita foi entregue.

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Uma estrutura bem no meio do Terminal aparece no projeto com vidros refletivos, tipo espelhados, já na obra entregue, apenas grades e haste de proteção foram entregues. Para baratear a construção, a prefeitura optou por instalar iluminação embutida, com lâmpadas comuns, consumindo assim mais energia – isso que o projetado foi executado com foco na sustentabilidade e acessibilidade.

Na entrada do terminal, no cruzamento da Rua Bernardino de Campos com a Avenida Philadelpho Gouveia Neto, era para ter sido construída uma rampa de acesso à pedestres, mas que foi plantada grama e não há passagem.

O próprio secretário de Planejamento da cidade, Israel Cestari, afirmou recentemente que o projeto teve erro do começo ao fim. A Prefeitura ainda não sabe como os ônibus da região Sul vão chegar até o novo terminal de ônibus sem congestionar ainda mais o trânsito.

Segundo a Prefeitura, o novo terminal vai atender cerca de 75 mil pessoas por dia, entre moradores de Rio Preto e também da nossa região. O antigo terminal vai receber as linhas intermunicipais para as cidades de Tanabi, Catanduva, José Bonifácio, Mirassol, Urupês, Onda Verde, Mirassolândia e Ipiguá, mas ainda não há prazo para que isso aconteça.

Por ser sábado, nossa reportagem não conseguiu contato com a assessoria da prefeitura bem como a Constroeste.

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(Fotos: Alex Henrique/Gazeta do Interior e divulgação)

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