Novo Papa pode ser brasileiro

Posted by at 18:15 Comments Print

O Papa que sucederá Bento XVI, pode ser sim um brasileiro. Segundo grandes jornais italianos, o Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 63 anos, é um dos principais “candidatos” ao papado.

Em um vídeo gravado minutos antes de celebrar uma missa no último domingo em Roma, o cardeal afirma que a Igreja Católica está passando por um momento especial. “A eleição de um novo papa nunca, como agora, teve uma cobertura jornalística de modo que as pessoas em todo o mundo pudessem acompanhar. É uma ocasião única para que o povo possa unir-se em oração”, disse dom Odilo. Ele pede que os católicos rezem pela eleição do novo Sumo Pontífice e, “depois, na acolhida daquele que Deus escolher para ser o sucessor de Pedro”.

O conclave tem inicio nesta terça-feira (12) e de lá deve ser nomeado o sucessor de Pedro.

Para o Padre Cássio Alves, responsável pela Paróquia Imaculada Conceição de Novais-SP, a mudança de Papa, sempre trás esperança de melhorias: ” A mudança de um Papa sempre traz novas expectativas, mas sabemos que a Igreja sempre é muito cautelosa quando se fala de mudança, acredito que pelo cenário mundial que vivemos neste mundo pós moderno haverá mudanças gerais em alguns aspectos da Igreja, mas ainda é cedo para vislumbrarmos quais serão. O Brasil e nossa diocese de Catanduva sempre seguirá as orientações do Santo Padre, assim como a Igreja Católica Romana de todo mundo.” Afirma o Padre.

Ao ser perguntado sobre as chances de termos um Papa brasileiro, ou ao menos americano o padre diz estar confiante: ” Sempre há a possibilidade de um Papa Brasileiro, uma vez que haverá no Conclave Cardeais do Brasil e todos são candidatos, porém sempre se elencam nomes e entre estes pouco se fala de Cardeais brasileiros, o que mais se destaca na lista é o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo.Falando de Cardeais da América Latina a probabilidade aumenta sim, na realidade num Conclave tudo pode acontecer, apenas rezamos para que o Espírito de Deus possa agir plenamente.” afirma.

Cássio ainda conta que espera que o próximo Papa seja um homem de diálogo, amável e que seja popular como João Paulo II, além de estar sintonizado nos acontecimentos do mundo atual. “Não podemos parar no tempo. Temos também que nos atualizar” conta.

Uma curiosidade: A partir do dia 28 de fevereiro o Papa passa a ser chamado de Papa emérito, e também de sua Santidade, durante dois meses ficará em retiro na residência de veraneio do Papa em Castel Gandolfo e depois vai residir em um mosteiro nas mediações do Vaticano em Roma. Continuará usando Batina Branca sem o manto e sem os sapatos vermelhos que são próprios do Papa em exercício.

(Foto: Divulgação)

Cultura Destaques Mundo Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts