Nova Aliança, Tabapuã e Novais são as únicas cidades da Gazeta pré-certificadas no programa Município VerdeAzul

Posted by at 10:09 Comments Print

Apenas 3 das 12 cidades de circulação da Gazeta do Interior foram pré-certificadas para o programa município VerdeAzul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dos mais de 600 municípios paulistas, apenas 106 foram classificados na 2ª pré-certificação do Programa.

Nova Aliança, Novais e Tabapuã foram as únicas três cidades certificadas da nossa região. A melhor delas foi Novais que ficou em 73ª colocação com 55,21 pontos. Nova Aliança em 80º lugar com 54,21 e Tabapuã em 104ª colocação com 50,06 pontos.

Das 12 cidades da Gazeta, Urupês foi a pior delas ficando em 444º lugar com 10,54 pontos. Bady Bassitt também é outra cidade que integra o grupo das piores como 414ª colocada e com nota 11,20.

Potirendaba que já foi considerada uma das melhores cidades do estado, vem piorando a cada ano e agora em 2017 ficou com 10,57 pontos e em 443º lugar. Em 2014, Potirendaba ocupava a 20ª posição, depois em 2015 caiu para 29ª e no ano passado para 381ª.

A entrega dos certificados aconteceu na cidade de Rio Claro na semana passada. A partir desta segunda-feira (25/09/2017), os trabalhos recomeçam para a etapa final da certificação e classificação das cidades.

Segundo o secretario municipal de meio ambiente de Nova Aliança, Luciano Lourenço, os trabalhos na cidade não param. “É uma luta constante para conseguirmos obter esta nota. Em anos anteriores a cidade foi considerada uma das piores e hoje é motivo de orgulho para nós, tendo a cidade limpa, organizada e com qualidade ambiental boa. Nosso objetivo é melhorar ainda mais para os próximos anos”, destaca.

O programa

Lançado em 2007, o Programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão.

O programa leva em consideração 10 quesitos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Cada cidade é avaliada por técnicos do Estado que atribuem uma nota de 0 a 100. As notas são somadas e a média vale como nota final.

(Foto: Colaboração Prefeitura de Nova Aliança)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts