Nova Aliança (SP) completa 76 anos nesta segunda (30/11)

Posted by at 11:52 Comments Print

Segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A cidade de Nova Aliança (SP) completa nesta segunda-feira (30/11/2020), 76 anos de emancipação. A cidade com quase 7 mil moradores vive constante desenvolvimento.

De acordo com sites de pesquisa, tudo começou com o pequeno povoado de Monte Belo, onde a agricultura desempenhava um enorme papel gerando o desenvolvimento. A vila possuía 500 habitantes e uma estrutura urbana com casas comerciais e repartições públicas. Este crescimento foi interrompido por uma epidemia de malária que provocou elevado número de mortes e mudança de muitas famílias amedrontadas.

Uma situação idêntica ocorreu na região de Itapirema, hoje distrito de Nova Aliança e antigamente localizada em outra área, mais ao sul do atual Distrito. Com o surto da epidemia de malária, os moradores de Itapirema e os proprietários rurais mais próximos foram obrigados a abandonar o local para não se deixar contaminar pela doença que se alastrava rapidamente e não possuía cura, à época.

Depois da extinção da epidemia ressurgiu um povoado de forma ativa, com nova população desejosa em produzir nas férteis. Assim surgiu Nova Itapirema.

Em 1910, as famílias de Zeferino Gotardi, Jorge Galvão, Paschoal Proto, Gasparo Traldi e Luís Guilhermitti deixaram São Joaquim da Barra – SP, na região de Ribeirão Preto, escolhendo uma área aprazível em região fértil, cuja terra dadivosa e boa passaria a dar bons frutos. O nome “Aliança” foi escolhido porque seus fundadores eram procedentes de uma fazenda denominada “Bela Aliança”.

Em 1944, o distrito foi elevado à categoria de Município com o nome de Nova Aliança, tendo Nova Itapirema, Mendonça e Adolfo como distritos, e Monte Belo como povoado, desmembrando-se de São José do Rio Preto. Com o passar dos anos, os distritos de Mendonça e Adolfo também se emanciparam politicamente.

O aniversário da cidade era comemorado no dia 12 de outubro, data de sua fundação, também consagrado à Padroeira do Brasil e também a Padroeira do Município – Nossa Senhora Aparecida. Porém, a administração de 2013/2016 alterou a data para 30 de novembro, em referência à emancipação política.

Hoje com grandes indústrias e um frigorífico instalado na cidade, Nova Aliança vive em constante desenvolvimento econômico. Além da geração de empregos e renda, o município oferece grande infraestrutura de saúde e educação, favorecendo e fortalecendo a população de mais de 7 mil habitantes.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
(Fonte: Wikipédia)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts