Natureza limpa: Mais de 17 mil litros de óleo usado são recolhidos em Potirendaba

Posted by at 9:42 Comments Print

A campanha ΓÇÿÓleo para o BemΓÇÖ, realizada pela Prefeitura de Potirendaba, através da Coordenadoria do Meio Ambiente, já arrecadou mais de 17 mil litros de óleo de cozinha usado. O produto que seria jogado no meio ambiente, é destinado à uma empresa da região onde é reutilizado.

A campanha consiste na troca de quatro litros de óleo usado por um litro de óleo novo para a dona de casa. O programa tem como objetivo preservar o meio ambiente e reutilizar o produto. Todos os milhares de litros de óleo são levados à uma empresa em Bebedouro (SP), onde passa por processos para ser reutilizado.

Para trocar, é necessário comparecer à Casa da Agricultura, ao Saneamente de Água e Esgoto de Potirendaba (SAEP), ao Almoxarifado ou nos mercados que participam da campanha: Mini-mercado Nossa Senhora Aparecida, Mercado e Açougue Bailo, Mercado Bailo Central, Supermercado Bom Gosto, Supermercado Bacana, Supermercado Barrina, Supermercado Barrina Filho, Supermercado São João, Supermercado Morada do Sol, Supermercado Vieira, Supermercado Empório Avenida, Padaria e Mercado Pão Gostoso, Mini-mercado do Josi e Mini-mercado Avenida.

Para a prefeita da cidade, Gislaine Franzotti, esta campanha é uma forma de conscientizar a população sobre a preservação ambiental. “Jogar fora o óleo usado é causar sérios danos à natureza e com esta campanha estamos fazendo a nossa parte e a diferença em relação ao meio ambiente em nosso município”, afirmou.

Meio Ambiente

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente. Um litro de óleo usado jogado no ralo da pia, além de causar entupimento e desgastes nas tubulações de sua casa, vai parar nos rios e chega a contaminar um milhão de litros de água, poluindo e causando a morte da fauna aquática. Se jogado no solo, leva dez anos para se decompor.

Reutilizar o óleo em frituras forma substâncias cancerígenas. Além disso, o óleo, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos, com riscos de se desenvolver doenças das artérias e do coração.

(Arte: Divulgação Prefeitura de Potirendaba)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts