Na planta ou leilão? Saiba como adquirir um imóvel utilizando uma dessas duas modalidades

Posted by at 12:01 Comments Print

Arrematar uma casa em um leilão ou comprar um apartamento ainda na planta? A dúvida é comum para quem está planejando comprar a casa própria. As duas modalidades possuem muitas vantagens, mas também apresentam riscos e desvantagens. Por isso, é preciso avaliar bem as suas necessidades e tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça futuras e garantir boas oportunidades de negócio a realização do sonho.

Quase metade dos brasileiros quer comprar sua casa própria, segundo pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O desejo da casa própria ainda é o sonho principal de 43% dos brasileiros. Mas o que é melhor? Comprar na planta ou em um leilão de imóveis? Por um lado, comprar imóveis a partir de um leilão pode garantir bons descontos no preço. Por outro lado, comprar um apartamento na planta permite maior flexibilidade para alterar o projeto e fazer reformas de forma menos onerosa.

Confira abaixo quais as vantagens e desvantagens desses dois tipos de negociação e descubra qual a melhor modalidade para você.

Leilão de imóveis

Vantagens: Comprar uma casa em um leilão de imóveis pode render descontos de mais de 20% em relação aos valores praticados pelo mercado.

Desvantagens: Este é um tipo de negociação que leva mais tempo e exige maiores precauções para evitar dores de cabeça. Por isso, se você tem a intenção de se mudar imediatamente, esta talvez não seja a melhor modalidade.

É preferível, por isso, escolher imóveis desocupados, pois a saída dos moradores nem sempre ocorre imediatamente e de forma pacífica. Moradores podem conseguir liminares para resistir ao despejo e a decisão final da Justiça pode demorar alguns anos. Imóveis desocupados correspondem a apenas 10% das ofertas em leilão, e nem sempre os valores compensam.

Antes de arrematar o imóvel, faça uma pesquisa prévia para saber se o imóvel possui dívidas antigas, multas e ações judiciais promovidas pelos mutuários contra a execução da dívida, e, portanto, contra o leilão.

Outros cuidados: Além de procurar saber se a documentação está em dia no fórum ou no cartório da região, é importante tentar realizar uma inspeção e avaliação do imóvel, preferencialmente com o acompanhamento de técnicos especializados. Em muitos casos, o morador que estiver ocupando o imóvel não permitirá a visita, então vale a pena tentar buscar informações com porteiros, vizinhos e síndicos.

Assim que você arrematar o imóvel, faça o registro da venda comunicando a aquisição em cartório para evitar que ele seja vendido em outro leilão. Por fim, só participe de leilões realizados por leiloeiros de reconhecida credibilidade no mercado, uma garantia a mais de satisfação e de bons negócios.

Imóvel na planta

Vantagens: O valor de compra de um imóvel na planta é mais baixo na comparação com um imóvel novo já pronto. Em muitos casos, as incorporadoras oferecem a possibilidade de parcelamento do valor da entrada. Além disto, você pode desfrutar de instalações novas e mais modernas. Para quem deseja realizar alterações, há a vantagem de realizar adaptações e modificações sobre o projeto original, o que sai mais barato do que fazer uma reforma em um imóvel já pronto.

Desvantagens: A desvantagem mais importante é a possibilidade de atraso na entrega das chaves por demoras na execução da construção. Por isso, é importante verificar o histórico da construtora responsável pelo empreendimento. Busque informações sobre outras obras da empresa.

Outros cuidados: observe se no contrato há cláusulas que prevejam pagamento de multas no caso de atraso na entrega. Se você não pode atrasar no pagamento das parcelas, a construtora também não pode demorar a entregar o imóvel. Para preços ainda mais interessantes, vale a pena buscar novos empreendimentos em construção em locais mais populares, em vias de expansão, como apartamentos em Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, ou apartamentos em Vila São Francisco, na Zona Oeste,áreas mais baratas, mas com ampla oferta de serviços e fácil acesso a outros pontos da cidade.

(Foto: Divulgação)

Economia Últimas Notícias , , , ,

Related Posts