Municípios realizam ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado

Posted by at 12:25 Comments Print

Pelo menos 15 mil pessoas devem ser imunizadas em Potirendaba, Tabapuã e Uchoa durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1. Para ajudar a atingir esse objetivo, profissionais da saúde realizam neste sábado (12/05/2018), das 8h às 17h, o Dia D da Campanha.

Unidades de saúde destas três cidades estarão atendendo a população no sábado. De acordo com a coordenadora de saúde de Tabapuã, Karyna Camillo Pinto Iglesias, o Dia D é realizado para intensificar as aplicações de doses. “Estamos criando algumas estratégias de apelação da vacinação. Fizemos parceria com supermercados e também vamos às feiras livres para tentar captar o maior número de pessoas e atingir nossa meta que é de 60%”, diz.

A prefeitura de Potirendaba pretende vacinar 6.477 pessoas. A meta do município é vacinar 90% do público alvo, composto por pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres pós-parto de até 45 dias, professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Na cidade as unidades de saúde ESF Central, ESF I – Antônio Abdalla, ESF II – Luis Carlos Brandolezzi e ESF III – Manoel Coiado estarão funcionando das 8h às 17h. Pessoas deste grupo que não tenham caderneta de vacinação e queiram receber a dose basta procurar uma das unidades.

Em Uchoa o horário de vacinação é uma hora mais cedo, onde duas unidades do município abrirão das 7h às 16h. A dose protege contra os três subtipos do vírus que circularam no último ano no Hemisfério Sul: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. “Sem dúvida, é a forma mais eficaz de prevenção. A vacina é testada e usada no mundo todo”, diz a coordenadora de saúde de Potirendaba, Luana Poiana.

As coordenadorias alertam para que a população se previna de outras formas, como, por exemplo, com a higienização das mãos e a restrição a ambientes com ar condicionado ou lotados.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , , , , ,

Related Posts