Mulher morre vítima de dengue em Tabapuã; além de epidemia, cidade vive em estado de emergência por conta da doença
Posted by Luiz Aranha at 16:29
Foi enterrado neste último domingo 15 o corpo da aposentada de 60 anos que morreu de dengue, em Tabapuã. Além da epidemia, a cidade já vive estado de emergência por causa da doença, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Estadual.
Maria Julia Vallin Andrade, começou a sentir dores nos ossos, de cabeça e febre de 40 graus na terça-feira, dia 3 de fevereiro. Segundo a filha, Estela Andrade, a mãe foi levada para o Hospital Padre Albino, em Catanduva, onde tem convênio médico para ser tratada.
Lá ela foi medicada e colheu sorologia para exames de sangue. No dia 11 o resultado do Instituto Adolfo Lutz confirmou que a aposentada estava mesmo com dengue.
No dia seguinte, Estela conta que a mãe teve piora no quadro clínico e sofreu uma parada respiratória. Ela então foi entubada, sedada e levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Maria que tinha uma válvula no coração, ficou em coma durante nove dias e teve que passar por hemodiálises devido aos rins terem paralisados. Já na madrugada do último sábado 14, a aposentada teve outra parada e às 10h acabou morrendo.
Segundo o laudo médico, a mulher teve insuficiência cardíaca, edema pulmonar e choque séptico por dengue. O corpo dela foi enterrado no cemitério da cidade no fim da tarde de ontem.
Estela fala que foi a primeira vez que a mãe teve a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “Falta as pessoas caírem em si e ver que tem gente morrendo já. Cabe às autoridades verem isso. Poder público tem que parar de fugir das responsabilidades e parar de fechar os olhos. Hoje foi minha mãe, mas ela não foi a primeira e nem será a última”, desabafa.
Segundo o coordenador de saúde de Tabapuã, Adilson Olívio, de julho de 2014 até agora, a cidade já tem 93 casos confirmados de dengue e outros 71 suspeitos. Do total de pessoas contaminadas, 69 são da cidade e 24 são importadas.
“Estamos fazendo de tudo para tentar combater e ajudar a cidade. Já contratamos quatro novos agentes e outros dois homens para o trabalho de dedetização, mas é claro que precisamos da ajuda da população”, diz Olívio.
(Foto: Reprodução Álbum de família)
Related Posts
-
Terminal Rodoviário de S. J. do Rio Preto (SP) é interditado após incêndio
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Jan , at 1:35 PM
-
Shopping Azul está com alvará dos Bombeiros vencido desde 2017
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Jan , at 11:44 AM
-
Polícia flagra festa com mais de 200 pessoas em Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Jan , at 9:33 AM
-
Shopping Azul é destruído por incêndio em São José do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Jan , at 2:28 AM
-
Cachorra é abandonada com 12 filhotes em avenida de Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 11:15 AM