Moradores de Potirendaba (SP) desrespeitam medidas de isolamento, lotam bares e realizam até cavalgadas

Posted by at 11:42 Comments Print

Sábado, 16 de maio de 2020

Moradores de Potirendaba (SP) tem desrespeitado medidas de isolamento diante da pandemia de coronavírus e lotado bares e até realizado churrascos e cavalgadas na cidade. Até um slogan foi criado por um grupo de jovens: “Estamos saindo por você, fique em casa por nós”.

Potirendaba já tem três casos confirmados de COVID-19 e o número de suspeitos assusta: já são 41 até o momento. Mesmo com os casos que não param de aumentar, algumas pessoas não tem se importado com isso e tem desrespeitado decretos e se aglomerado cada vez mais.

Um flagrante realizado por leitores da Gazeta nesta última sexta-feira (15/05), mostra um bar lotado em uma das principais avenidas do município e pessoas indo contra todas as recomendações do Ministério da Saúde. Clientes sentadas em cadeiras, tomando cerveja e não fazendo uso de máscaras.

Após um acordo com comerciantes local, o prefeito da cidade, Flávio Alves, flexibilizou o decreto estadual e decidiu pela reabertura dos comércios que felizmente tem dado certo. Em todas as lojas, pessoas são atendidas nas portas, fazem o uso de máscaras e não há nenhum tipo de aglomeração.

Mas alguns bares, em sua maioria, tem desrespeitado esse acordo e comercializado bebidas nos balcões e até disponibilizado mesas e cadeiras para os clientes se sentarem. Além de não ter nenhum tipo de regra de higienização, pessoas se aglomeram e não fazem o uso de máscaras.

Um grupo de jovens da cidade também tem dado um péssimo exemplo diante de uma das piores pandemias da história e, além de descumprir as medidas de isolamento, zombam com as pessoas que respeitam as regras. Um grupo formado por, pelo menos, 50 pessoas posta fotos em redes sociais, organiza festas, se reúne em chácaras, realiza churrascos e até cavalgadas.

No domingo, dia 26 de abril, o grupo realizou uma cavalgada na cidade que reuniu mais de 40 pessoas. No final, todos se juntaram e tiraram uma foto com a mensagem usada como slogan: “Estamos saindo por você, fique em casa por nós”.

Nas últimas semanas, a Gazeta recebeu diversas fotos do grupo e muitas pessoas, inclusive autoridades da cidade, se revoltaram com o desrespeito dos jovens. “Estamos lutando para que tudo isso acabe logo e estas pessoas zombando na cara do povo. Isso é um absurdo”, diz um médico que prefere não ser identificado.

Foto conta ainda com selo de aplicativo “Em Casa”

Sobre o bar citado na reportagem, a prefeitura de Potirendaba disse que já consta uma notificação para o comércio e que agora medidas enérgicas como cassação do alvará e ação jurídica poderão ser tomadas.

O pedido das autoridades de saúde é para que as pessoas saiam de casa somente quando necessário, utilizem sempre máscaras, façam o uso de álcool em gel e jamais se aglomerem.

(Fotos: Colaboração leitores/Gazeta do Interior e arquivo pessoal)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts