Moradores de Potirendaba sofrem com picos de energia elétrica

Posted by at 10:59 Comments Print

Moradores de Potirendaba tem sofrido com as constantes quedas de energia elétrica nas últimas semanas. Nem uma subestação de abastecimento recém inaugurada resolveu o problema.

Só nesta segunda semana de janeiro de 2019, foram registradas seis interrupções, os famosos “piscas” no fornecimento de energia. As quedas que duram poucos minutos são suficientes para causar prejuízos como a queima de equipamento, segundo especialistas.

A dona de casa Fernanda Lima da Silva mora no bairro Jardim das Hortênsias e afirma que toda semana ocorre uma interrupção. “A geladeira fica ligando e desligando. Tenho ar condicionado e cai a energia do nada, tenho medo de que possa queimar”, diz.

Ela está certa, segundo o engenheiro elétrico Gabriel de Jesus Ferreira, pois este tipo de interrupção momentânea pode provocar a queima de eletrodomésticos e equipamentos.

“Computadores que não possuem nobreaks ou estabilizadores podem ser os mais prejudicados com este tipo de queda. Infelizmente não há uma recomendação para o consumidor de como se prevenir, a orientação é que caso ocorra algum prejuízo ele acione a companhia de energia elétrica para que ela ressarça o dano provocado”, explica.

Em novembro de 2016 a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) inaugurou uma subestação de energia elétrica na cidade com o objetivo de melhorar a distribuição. Atualmente o consumo de energia de Potirendaba gira em torno de 8 MVA e a capacidade da subestação é de 12,5 MVA, ou seja, supre a demanda e automaticamente tem reserva para o crescimento da cidade.

Em nota, a CPFL disse que realizou manutenção no sistema elétrico no município na última terça-feira (08/01/2019), a fim de eliminar as interrupções (piscas) no fornecimento de energia da região.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts