Moradores de Potirendaba continuam desperdiçando água e fiscalização na cidade é branda
Posted by Luiz Aranha at 6:00
Lavar a rua com guarda-chuva de baixo de chuva, lavar a casa com caminhão pipa, ruas, carros com água potável são práticas comuns de pessoas que ainda não tomaram consciência do tamanho do problema que nossa geração já está enfrentado com a falta de água. Leis são impostas não só para ficarem no papel, mas para serem cumpridas e fiscalizadas.
Em Potirendaba o que estamos vendo é que mesmo com uma lei severa e com uma árdua multa para quem for flagrado desperdiçando água potável, pessoas aparentam não ter medo de nada e continuam jogando água fora. Água esta que não existe mais em várias regiões do País, inclusive em Potirendaba em alguns poços da cidade.
A culpa então seria da fiscalização que está branda? Não só dela, mas também de quem acha que a água não vai acabar. De quando a lei começou a ser fiscalizada em agosto desse ano, até agora apenas 341 pessoas foram adivertidas, 87 notificadas e só duas multadas, segundo a prefeitura. Esse número representa, aproximadamente, que uma média de três pessoas por dia são advertidas.
Por causa da lei e da possível aplicação de multa, muitas pessoas reclamaram nas redes sociais até com ofensas criticando a prefeitura da cidade e até o jornal Gazeta do Interior. Talvez o que muitas pessoas não saibam é que prefeitura e jornal estão apenas cumprindo com o dever na sociedade e lutando para que ninguém fique sem água.
Toda a semana dezenas de novos flagrantes chegam à nossa redação e vários outros são feitos por nossas equipes com o intuito de conscientizar a população. Porém, de nada adianta, pessoas levantar de madrugada para lavar calçadas e outras colocarem lona na frente do portão para poder lavar o carro dentro da garagem sem que ninguém o flagre. Afinal, quem será que essas pessoas estão querendo enganar?
“Não adianta nada eu acordar de madrugada para lavar calçada e continuar desperdiçando água. Vou estar enganando eu mesma. A lei está aí e é para ser cumprida e não para eu tentar driblá-la. Não era nem pra ter fiscal, nós mesmos que deveríamos ter consciência e nos policiar para não desperdiçar”, fala a dona de casa, Ana Lucia Semeguini.
Em nota, a prefeitura de Potirendaba informou que a campanha e a fiscalização continuam. Para denunciar o desperdício bastar ligar no 0800-7706585 ou 3827-9200.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
Related Posts
-
Bolivianos são presos por agredir e estuprar mulher de 27 anos em Bady Bassitt (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
22 Jan , at 4:44 PM
-
Doria decreta fase vermelha todos os dias após às 20h; sábado e domingo é o dia todo
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
22 Jan , at 1:00 PM
-
Guapiaçu (SP) recebe 232 doses da CoronaVac e inicia vacinação em profissionais da saúde
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
22 Jan , at 9:05 AM
-
Cedral, Nova Aliança e Uchoa (SP) imunizam 406 profissionais da saúde contra a COVID-19
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
22 Jan , at 8:40 AM
-
Confira como foi o primeiro dia de vacinação contra COVID-19 em Bady Bassitt (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
21 Jan , at 5:58 PM