Moradores de Elisiário e Urupês (SP) relatam tremor de terra na região

Posted by at 8:57 Comments Print

Sábado, 27 de fevereiro de 2021

Moradores de pelo menos sete cidades aqui da região noroeste paulista relataram que sentiram a ‘terra tremer’ na tarde desta última sexta-feira (26/02/2021). Aqui na região da Gazeta, as cidades de Elisiário e Urupês foram atingidas pelo abalo.

De acordo com relato dos próprios moradores, era por volta das 13h quando as pessoas ouviram um estrondo e em seguida sentiram um tremor no solo. Além de Elisiário e Urupês, as cidades de Catanduva, Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama e também Marapoama sentiram o abalo.

De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, pelo menos 22 tremores de terra foram registrados nesta última sexta. Houve relatos de telhados de casas tremendo e até vidros quebrando, porém, felizmente, ninguém ficou ferido.

De acordo com especialistas, a extração de água do solo e até a perfuração de poços artesianos podem ter relação com estes abalos. Eles afirmam que a captação de água desenfreadamente sem a reposição na mesma frequência, forma-se uma espécie de vácuo entre a terra e água do subsolo, provocando assim os tremores.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts