Mesmo sem chuva, região da Gazeta já tem quase 4 mil pessoas com dengue; duas morreram

Posted by at 18:33 Comments Print

Mesmo em um período de estiagem a região de abrangência da Gazeta do Interior já tem quase 4 mil pessoas com dengue. A maior preocupação é que duas pessoas já morreram, sendo que há três anos a região não registrava nenhuma morte pela doença.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) no começo deste mês, a cidade com maior número de pessoas infectadas das 12 é Bady Bassitt com 799 casos.

Em maio a Gazeta mostrou que a região já tinha mais de duas mil pessoas com dengue e quase 4 mil com suspeita dela. Boa parte desse número se confirmou e fez essa estatística aumentar ainda mais.

Os 12 municípios de abrangência do jornal enfrentam epidemia desde o começo do ano e esse é um dos maiores surtos de dengue da história da região. Ao todo já são 3.881 casos nas 12 cidades.

A primeira morte foi confirmada em Tabapuã, em fevereiro deste ano. A cidade já tem 718 pessoas com dengue e é o segundo município com maior número de casos da Gazeta.

Algumas prefeituras não medem esforços para combater o problema que é de todos os moradores. Preocupada com a situação, Potirendaba que também teve uma morte este ano, criou um repelente caseiro que foi distribuído nas escolas como medida para tentar reverter essa história. Mesmo com apenas 138 casos confirmados por dengue, a cidade não para com as ações de conscientização, visita dos agentes nas casas e nebulização quando necessário.

“Esse é o período em que as pessoas descuidam de seus quintais por que para de chover, mas é justamente aí que a atenção tem que ser mantida, pois alí existem os ovos dos pernilongos que só estão aguardando a primeira água chegar para ele se eclodir, virar larva e depois um pernilongo. Além do mais as pessoas tem sempre que ficarem atentas às vasilhas com plantas e os bebedouros dos animais”, diz a coordenadora de saúde de Cedral, Mara Ghizellini Jacinto.

(Arte: Editoria de artes/Gazeta do Interior)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts