Mesmo já chovendo mais que 2014, produtores de milho reclamam de queda na produção em 2015

Posted by at 8:13 Comments Print

A quantidade de chuva em 2015 não foi tão satisfatória quanto deveria ser para os produtores de milho daqui da região. Mesmo chovendo mais do que em relação ao mesmo período do ano passado, agricultores reclamam da perda na safra deste ano.

Para o engenheiro agrônomo, Fernando Miqueletti, para alguns produtores a safra será boa, já para outros nem tanto. “Isso acontece porque em alguns lugares choveu bem e outros nada aqui na nossa região”, comenta.

Fernando diz que para uma colheita sem perdas seria necessário que chovesse sem interrupções, do momento do pendoamento, até o enchimento dos grãos, pois só assim 100% da safra seriam aproveitadas.

“Esse ano ainda será melhor do que 2014, pois janeiro desse ano já choveu mais do que janeiro do ano passado. Tem produtor que esse ano vai tirar uma média de 300 sacos por alqueire, no ano passado teve produtor que conseguiu tirar 80 por alqueire”, fala.

Quem está contente com a produção deste ano, mas que não deixará de ter prejuízos é o produtor Anderson José Mocci, de Potirendaba. Para amenizar esse prejuízo na lavoura, ele adotou um sistema de irrigação onde capta água de um rio para molhar os 39 hectares de milho.

Além da área irrigada, o produtor tem a chamada área de sequeira, onde não há irrigação e que depende exclusivamente da chuva. Nessa área de 96 hectares o produtor calcula os prejuízos.

“A chuva desse ano favoreceu, mas não deixou de prejudicar. Na área sem irrigar calculo uma perda de cerca de 20% da área por conta da falta de chuvas”, diz Mocci.

Mesmo com a irrigação Anderson fala que colheu cerca de 190 sacos de milho por hectare na área irrigada em 2014 e colherá uma média de 210 este ano, um aumento de 11% em relação ao ano passado por conta da chuva. Este ano entre área de sequeira e irrigada, Mocci calcula uma produção de mais de 22 mil sacos do grão.

Em todo o País, no ano passado 77,187 milhões de toneladas foram colhidas, com uma queda de 6% em relação a 2013. A área plantada diminuiu 3,7% e a produtividade também de queda de 4,9%.

Já este ano a produção brasileira de milho deverá aumentar, estimadamente, 0,7% em relação à safra anterior. Este ano a expectativa é de 77,746 milhões de toneladas sejam colhidas em todo o país.

(Matéria publicada na edição impressa da Gazeta do Interior do mês de fevereiro de 2015)
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Agronegócio Destaques Últimas Notícias , , , , , , ,

Related Posts