Meio Ambiente de Uchoa recolhe e destina quase 400 quilos de lixo eletrônico

Posted by at 12:26 Comments Print

A prefeitura de Uchoa por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente destinou nesta semana 370 quilos de lixo eletrônico recolhidos na cidade. A ação tem como objetivo preservar o meio ambiente e dar a destinação correta para este tipo de material.

Segundo o chefe do Meio Ambiente da cidade, Rodolfo Martins Felici, todo o lixo eletrônico recolhido foi destinado à Associação de Recicladores de Novo Horizonte. Ao todo foram 370kg  de lixo eletrônico arrecadados desde o inicio do ano.

“O lixo eletrônico não pode ser simplesmente jogado no meio ambiente. Um dos principais problemas do descarte incorreto está no fato de que eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros que pode gerar a contaminação da água ou do solo. Estas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando nas ruas e terrenos baldios”, diz.

Foram recolhidos Smartfones, tv’s, ares condicionados, lavadoras de alta pressão, toner’s, impressoras, geladeira, máquina de lavar, microondas e vários outros objetos. Todo o material foi destinado a uma associação de catadores de Novo Horizonte, pois dispõe de meios para a separação dos metais existentes nos equipamentos.

Rodolfo explica ainda que outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais, demorando centenas e até milhares de anos para se decomporem.  

“Cerca de 90% do material destinado à Associação foi trazido até o Departamento de Meio Ambiente por munícipes e o restante foi recolhido em prédios públicos. Com isso estamos colaborando com o meio ambiente”, diz Rodolfo.

O local para o descarte do lixo eletrônico em Uchoa, fica situado na Rua Orlando Lourenço, 75, (Casa da Lavoura). O atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para mais informações o telefone do departamento é o (17) 99660-9146.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts