Material radioativo roubado no RJ pode matar, diz especialista

Posted by at 17:02 Comments Print

Policiais do Rio de Janeiro procuram uma cápsula com Selênio 75. O material é radioativo e está dentro do porta-malas de um carro que foi roubado no último sábado ( 28), na Via Dutra.

Os representantes da empresa dona do carro, que tem placa de Paulínia, disseram que este material radioativo está dentro de uma caixa fechada com cadeado.

O material radioativo é usado para emitir raio x em soldas industriais. O elemento é de alto risco ambiental e para a saúde.

Segundo os vigilantes da empresa que fazia o transporte da caixa, os bandidos foram avisados do perigo no momento do assalto. De acordo com especialistas, a caixa não oferece riscos enquanto estiver fechada. O material tem um dispositivo de segurança que impede sua abertura, mas se for danificado ou manipulado irregularmente pode ser nocivo.

O temor é que se repita um acidente, como o que aconteceu em Goiânia, em 1987. Uma cápsula de Césio 137 foi forçada em um ferro-velho. Quatro pessoas morreram e dezenas tiveram sequelas devido à contaminação radioativa.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear diz que o maior risco agora é de que os ladrões violem o equipamento. Se ele for desmontado, pode contaminar as pessoas. A comissão apela para que a cápsula seja devolvida. A comissão vai buscar onde for preciso.

(Do G1 com informações do Jornal Hoje – Rede Globo)

Destaques Mundo Últimas Notícias , ,

Related Posts