Marketing Digital: um guia simples e prático para utilizar essa estratégia em sua pequena ou média empresa

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Investir em marketing digital beneficia especialmente pequenos empresários. Esse tipo de comunicação é uma alternativa barata e de fácil implantação que pode trazer diversas oportunidades de bons negócios e maior consolidação da marca

O marketing digital é a melhor alternativa de divulgação e comunicação para micro, pequenas e médias empresas por uma série de razões. A utilização de ferramentas digitais para criar boas oportunidade de negócios, atrair e fidelizar clientes e divulgar a marca é uma tendência global cada vez maior, especialmente por ser acessível, de fácil implantação e exigir um baixo custo de operação. Estas vantagens podem ser ampliadas por meio da implantação ferramentas e plataformas de automação de marketing digital.

Ferramentas como a IBM Marketing Cloud ampliam a visualização de sua empresa utilizando diversos recursos integrados, de acordo com cada segmento do seu público e do perfil de cada produto ou serviço oferecido por você. Mas é importante saber que o marketing digital vai além de anúncios virtuais e da criação de sites próprios. Assim, não perca mais tempo e comece agora a implantar algumas ações simples para acelerar os resultados e aumentar o impacto da sua marca e da sua empresa:

1º passo: Explore as redes sociais

Investir em canais digitais pode ser importante nas diversas etapas de um negócio: desde o momento inicial, de divulgação de produtos e marcas, passando pela ofertas de serviços, até chegar à fase de expansão do empreendimento, garantindo a exposição da empresa, o engajamento de consumidores e a atração de novos clientes. As redes sociais, por exemplo, são uma excelente forma de empregar o marketing digital nas pequenas e médias empresas pois o maior número de curtidas e compartilhamento (de notícias, promoções, sorteios) garante uma ampliação das conexões para alcançar diversos públicos. Essa dinâmica também mantém a marca mais próxima de seu público-alvo, que interage, comenta e recomenda a sua empresa  para outras pessoas, o que representa publicidade espontânea, gratuita, e de boa qualidade..

2º passo: Conheça seu público

Cada consumidor se comporta de uma maneira diferente na internet, especialmente nas redes sociais. Pesquise o seu público-alvo e utilize os dados para saber como agir e quais ferramentas digitais utilizar. Promova pesquisas e, se possível, dê recompensas para quem participar, como descontos ou brindes. Desenvolva ações de divulgação de acordo com os segmentos que você deseja atingir, levando em consideração gostos, hábitos de consumo, interesses de pesquisa, canais e plataformas virtuais mais utilizados, etc. Conhecer bem o próprio público-alvo permite se antecipar e se distinguir diante da concorrência, aproveitando novas tendências para guiar lançamentos, desenvolvendo ações promocionais que atendam as necessidades dos consumidores, aproveitando para divulgar novos produtos ou serviços, ou para fixar sua marca no mercado. Mais do que conhecer a concorrência – e se inspirar nas ações das empresas que competem com você – nesse ponto, é fundamental usar a criatividade, ouvir o lado do cliente, e, mais importante, se colocar no lugar dele.

3º passo: Invista em um blog

Hoje em dia já se sabe que qualquer empresa de qualquer tamanho precisa ter um site, e mesmo atuar em e-commerce, o que garante uma expansão dos negócios ao atender uma quantidade maior de consumidores. Mas manter um blog é uma estratégia importante não apenas de divulgação, mas que se relaciona à ações de SEO (Search Engine Optimization), que se baseia na otimização de sites. Um blog de qualidade, alimentado com conteúdo frequente representa uma forma de aumentar os acessos do seu site e ajuda a melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos de buscas no Google  e em outros mecanismos de busca. Assim, ao publicar conteúdo interessante e de qualidade, há um reconhecimento de potenciais consumidores, que irão se engajar e repercutir a sua marca, mas também do próprio Google, o que vai influenciar no seu rankeamento nos resultados das buscas. Quem aparece nos primeiros resultados irá conseguir converter e aumentar o número de vendas.

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