#Vemprarua: Manifesto com 5 mil pessoas para a Andaló em Rio Preto

Posted by at 23:39 Comments Print

Um dos maiores atos democráticos da história do País vem mobilizando centenas de milhares de pessoas em manifestos por todo o Brasil. Nesta terça-feira (18), aproximadamente 5 mil manifestantes pararam a principal avenida da maior cidade do noroeste do Estado de São Paulo em ato pacífico. Jovens e adolescentes de São José do Rio Preto e cidades da região bloquearam, por mais de quatro horas, a Avenida Alberto Andaló.

Faixas, cartazes, apitos e muita revolta eram alguns dos apetrechos dos manifestantes. Após começarem na capital paulista, os atos de protestos contra corrupção se estenderam por todo o país e também pelo mundo. O que mais preocupa o governo é o fato dos olhos do mundo estarem voltados para nosso país por causa dos grandes eventos sediados aqui no Brasil.

A concentração reuniu os jovens na frente da prefeitura da cidade, às 18h30, partiu até o fim da avenida e retornou em frente à Câmara Municipal. Durante quase os dois quilômetros de percurso que durou cerca de uma hora e meia, manifestantes decididos gritavam, aplaudiam e cantavam o Hino Nacional. Muitos deles com o rosto pintado de verde e amarelo, máscaras e com cartazes com dizeres: “O gigante despertou”.

Durante todo o trajeto, equipes de jornalismo da emissora de televisão, TV TEM, afiliada à Rede Globo, tiveram dificuldades em trabalhar. Manifestantes ofendiam os profissionais com palavrões, vaiavam e gritavam: “Fora Globo”, repudiando a atitude da manipulação das notícias que a rede transmite.

Além de manifestos contra a Globo, os milhares de jovens e adolescentes xingavam também o prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, PSD, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, a presidente da República, Dilma Rousseff, PT, além dos vereadores da cidade.

No fim do percurso, os manifestantes bloquearam a saída da Câmara Municipal, local onde momentos antes havia acontecido a sessão ordinária dos legislativos. Impedidos de saíram, alguns vereadores da situação permaneceram na câmara até que o manifesto terminasse.

“É lindo esse ato da democracia em nosso município. Isso mostra a opinião pública e o quanto o povo está insatisfeito com tanta corrupção em nosso país”, disse o vereador, Renato Pupo, (PSC).

Apesar do clima tenso, nenhuma ocorrência foi registrada e nada foi danificado ou depredado pelos manifestantes. O Comando de Policiamento do Interior acredita que 5 mil jovens e adolescentes se concentraram no manifesto. Dezenas de Guardas Municipais e policiais militares fizeram a segurança do manifesto.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Destaques Política Últimas Notícias , , ,

Related Posts