Lar de Idosos de Guapiçau (SP) registra novo surto com 17 pessoas contaminadas por COVID-19

Posted by at 11:41 Comments Print

Atualizado às 12h54

A Secretaria de Saúde de Guapiaçu (SP) confirmou na noite desta última sexta-feira (05/06/2020), 17 novos casos do novo coronavírus em um Lar de Idosos da cidade. Este é o segundo surto da doença no local em menos de um mês.

Com estes números, a cidade já contabiliza 52 casos positivos de COVID-19 e cinco mortes, sendo que, neste novo surto, 15 idosos e 2 funcionários do Lar de Idosos Nelson Pereira testaram positivo para a doença. Duas idosas do local infelizmente já morreram vítimas do vírus.

A Secretaria de Saúde de Guapiaçu diz que adotou imediatamente medidas de prevenção e contenção ao vírus, desde o primeiro surto ocorrido no dia 15/05, todos os idosos e funcionários foram testados por duas vezes. 84 testes foram realizados somente na instituição.

Na primeira testagem, nove pessoas foram confirmadas com coronavírus, entre elas funcionários e idosos. Uma idosa, de 93 anos, que já havia sido testada anteriormente com o vírus e estava internada no Hospital de Base de São José do Rio Preto, infelizmente morreu no dia 22/05. Com ela, o Lar já possui 27 pessoas infectadas pelo COVID-19.

Na manhã deste sábado (06/06), uma idosa de 87 anos que estava internada no HB desde o dia 27/05, infelizmente também não resistiu às complicações da doença. O prefeito da cidade, Carlos Cesar, emitiu uma nota lamentando as mortes na cidade e pedindo a colaboração dos moradores para ficarem em casa.

A Secretaria de Saúde diz que continua fornecendo, de forma continuada e em número adequado, todos os materiais de proteção para funcionários e idosos. Máscaras n95, capotes, luvas e álcool 70% estão sendo disponibilizados para o local.

Além disso, dentro do Lar que não é uma instituição pública, foi liderada a organização de alas totalmente isoladas para os idosos que não necessitaram de internação, para evitar o risco de contágio aos demais idosos e funcionários. Os funcionários infectados receberam atendimento e orientação médica e ficaram de quarentena, cada qual em sua residência.

Desde o dia 17/03 todas as visitas aos internos estão suspensas e toda a entrada de prestadores de serviços e entregadores dentro da instituição é monitorada, acompanhada e segue o protocolo profilático de higienização na entrada e saída.

A Secretaria afirma que tem sido grande o empenho e a dedicação da Direção e dos funcionários do Lar de Idosos, Nelson Pereira, que estão comprometidos com os protocolos de segurança para a não contaminação de seus colegas de trabalho e principalmente dos idosos.

(Foto: Arquivo pessoal Facebook)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts