INSÔNIA NO CALOR: 43% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno do sono

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Irritação, sonolência, cansaço, falta de energia durante o dia. Esses são alguns dos sintomas das noites mal dormidas. A insônia é um distúrbio do sono que impede a pessoa de dormir. Sem conseguir a pessoa fica se revirando na cama por horas e horas, troca de posição, conta carneirinhos, mas não tem jeito, não há nada que faça dormir. Esse é o drama de quem sofre com o problema.

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono (SBS), 43% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno do sono. Ainda de acordo com a SBS, a ansiedade e a depressão estão entre as principais causas do transtorno.

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações limite como causas mais importantes.

A estudante de direito, Maria Cecília Catropa, de 22 anos, conta que sempre teve insônia e no começo achava que o problema estava no consumo exagerado do café. “Eu parei de tomar café por um tempo, mas não adiantou, quando levantava de manhã estava muito cansada, agora por causa desse calor que está fazendo o meu problema só se agrava”, fala.

E nessa época do ano, as noites em nossa região ficam na faixa dos 30º C. Segundo os especialistas, para qualquer idade o calor é um dos grandes inimigos do sono. “Acima dos 27º C, o corpo humano tem enorme dificuldade para dormir. O cérebro não consegue descansar por que fica focado em manter a temperatura do corpo”, explica Shigueo Yonekura, médico do Instituto de Medicina do Sono de Campinas.

“Sempre fico com o ventilador ligado, comprei um ar para ver se ameniza o problema”, fala Marisa de Carvalho Pacci, professora de português, de 50 anos. “├Çs vezes molho uma toalha de rosto e fico passando no corpo para ver se refresca e consigo dormir”, comenta.

Se você tem insônia constantemente, provavelmente ela deve ser crônica e requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. O transtorno pode ser tratado com medicamentos que devem ser prescritos exclusivamente pelo médico, jamais se automedique.

(Foto: Divulgação)

10 mandamentos para uma boa noite de sono

1. Horário regular para dormir e despertar

2. Ir para a cama somente na hora de dormir

3. Ambiente saudável

4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir

5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica

6. Não exagerar em café, chá e refrigerante

7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir

8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado

9. Não levar problemas para a cama

10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar

(FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO)

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