INPE emite alerta de onda de calor com riscos de morte na região de S. J. do Rio Preto

Posted by at 9:40 Comments Print

(Reportagem de 13/09/2019)

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) emitiu nesta semana um alerta de onda de calor, com grau de severidade identificada como de “grande perigo” para uma faixa territorial que atinge partes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde insere São José do Rio Preto e toda a região.

No território do Estado de São Paulo, o alerta se aplica a cidades como Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José Do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília e Assis.

Ainda de acordo com o alerta, a situação de grande perigo informa como riscos potenciais a hipertermia, com risco de morte.

Para esta sexta-feira (13/09/2019), a previsão é de 38ºC, com mínimas de 24ºC e com umidade relativa do ar na casa dos 15%, considerado estado de alerta. No mesmo período do ano passado, segundo os institutos de meteorologia, a máxima era de 29º e mínimas de 18ºC.

Ainda de acordo com os sites de meteorologia, esta última quinta-feira (12/09) foi o dia mais quente do ano, onde, em Potirendaba, os termômetros chegaram a marcar 41,9ºC. A previsão é de que o calor deva continuar e na próxima semana faça novamente 41ºC. Há previsão de chuva apenas para o dia 25/09.

Especialistas alertam que as pessoas evitem exercícios físicos nos horários de picos do calor, além de usar roupas claras, beber muita água a prestar atenção dos sinais do organismo.

Para as pessoas que trabalham nas ruas, como ambulantes e guardas, por exemplo, a recomendação é beber pelo menos dois litros de água por dia.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts