Idosos de Potirendaba (SP) desrespeitam quarentena e permanecem em praça pública

Posted by at 9:25 Comments Print

Uma rápida circulação pelo centro de Potirendaba (SP) e é possível ver a quantidade de idosos desrespeitando a orientação de quarentena por causa do novo coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (25/03/2020), vários deles foram flagrados por nossa equipe na praça da Matriz da cidade.

Ao ser questionado por nossa equipe, um dos idosos afirma que não está preocupado, pois na cidade não possui casos suspeitos ou confirmados.

_Idoso: “Aqui não tem ‘isso’ (coronavírus) não”.
_Repórter: O senhor não tem medo de ser contaminado?
_Idoso: “Não, isso não pega a gente não. É coisa da televisão”.

Maioria dos idosos não se preocupa com contágio pelo vírus

Ao andarmos pela cidade, praticamente em todas as ruas foi possível avistar um idoso caminhando ou sentado em um banco de praça. Em uma das ruas do Centro flagramos um deles recolhendo materiais recicláveis.

_Repórter: O senhor sabe da recomendação para não sair de casa?
_Idoso: “Ouvi falar, mas não tem perigo não, eu tomo cuidado”.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o grupo mais suscetível ao novo coronavírus é idosos. A pandemia que se expande rapidamente afeta com gravidade esta classe.

Dados obtidos a partir do surto inicial na China e mais tarde na Itália mostram que os infectados com menos de 60 anos têm um risco baixo, embora não seja nulo, de morrer de Covid-19.

Enquanto pacientes entre 60 e 70 anos têm uma probabilidade de 0,4% de morrer, aqueles com idades entre 70 e 80 anos têm 1,3% e os com mais de 80 anos, de 3,6%.

Embora isso não pareça uma probabilidade muito alta de morte, no atual surto que a Itália está enfrentando, 83% dos que morreram por causa do vírus tinham mais de 60 anos de idade.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts