Ibirá tem 172 casos positivos de dengue e já sofre nova epidemia da doença

Posted by at 12:14 Comments Print

A cidade de Ibirá confirmou 172 casos positivos de dengue e já sofre epidemia da doença. Ano passado o município teve quase 1 mil casos confirmados, uma das maiores epidemias da história.

Segundo a Coordenadoria Municipal de Saúde, em janeiro deste ano foram 60 casos positivos e 236 notificações. Em fevereiro esse número disparou e subiu para 112 confirmados e 294 suspeitos.

No total, até agora, já são 530 notificações e 172 casos positivos. O município já decretou epidemia da doença e trava uma verdadeira guerra contra o Aedes aegypti.

Este é o segundo ano que a cidade enfrenta um sério problema com a doença. No ano passado o município também enfrentou epidemia com 919 casos confirmados e 1.435 notificados.

Ainda de acordo com a Coordenadoria, uma série de ações combativas está sendo realizada, entre elas a implantação de um sistema de biotecnologia inédito no interior de SP. Mosquitos são monitorados na tentativa de combater que a doença se espalhe.

Uma espécie de armadilha foi espalhada na cidade para coletar os mosquitos que são enviados para um laboratório. Lá eles conseguem identificar se o mosquito está infectado com o vírus da dengue e qual tipo de vírus ele está transmitindo.

Caso seja identificado, um bloqueio de nove quarteirões é realizado na cidade. Ao todo são 61 armadilhas espalhadas nas casas e o objetivo é diminuir em até 60% o número de casos de dengue em um ano.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias

Related Posts