Há duas décadas, Festa das Nações de Potirendaba além da cultura promove interação social

Posted by at 6:00 Comments Print

Sabe aquela viagem que você tanto gostaria de fazer para degustar a culinária de vários tipos de países ao mesmo tempo e nunca teve dinheiro para isso porque é caro, ou porque o patrão não libera suas férias? É possível você fazer essa viagem no mundo das comidas e bebidas típicas em Potirendaba.

Realizada há 20 anos, a Festa das Nações da cidade reúne a gastronomia de dezenas de países. Além das comidas de dar água na boca, as danças, apresentações e shows marcam a junção das mais variadas culturas incluindo o folclore.

Cada País é representado por uma escola ou entidade do município. Ao todo são oito escolas municipais incluindo as creches, uma escola estadual, APAE, Lar São Vicente de Paulo, Associação Crianças do Brasil, Lions Clube e Igreja Assembleia de Deus.

Portugal com seus deliciosos bolinhos de bacalhau, pastelzinho de Belém. Sem contar os kibes, esfihas e charutos de folha de uva, entre tantos outros pratos da culinária Síria.

Maria Angela Camerão é diretora da escola João Casella que representa a Síria. Ela fala que além da gastronomia, a interação social também faz a diferença da Festa. “Essa festa ela é muito importante porque consegue angariar os fundos e ao mesmo tempo integrar a comunidade. Os pais vão à festa para verem os filhos dançarem. É uma festa cultural”, diz.

A importância da festa, além do efeito cultural, segundo Maria, é arrecadar fundos para a escola. Objetos e necessidades da escola são comprados com a renda da barraca. “A gente já comprou livros para biblioteca, colocamos sofá na sala dos professores, armário para salas de aula. Agora esse ano os alunos estão pedindo para colocar estantes nas salas de aula para deixar as mochilas mais leves”, fala.

De acordo com a prefeitura da cidade, em 2011, devido à proximidade com o carnaval, que se tornou um dos maiores e grandes eventos do município, houve uma junção da Festa das Nações com a Festança de São Pedro. O evento que é gratuito acontece no Centro de Eventos da cidade e milhares de pessoas da cidade e da região participam. Este ano a festa está marcada para o dia 19 e 20 de junho.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Potirendaba-arquivo)

Cultura Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts