Há cinco anos alunos de escola de Mendonça (SP) vendem lixo que ia parar no meio ambiente e compram livros

Posted by at 9:12 Comments Print

Reportagem de 28/11/2019

Há cinco anos que a Escola Municipal Antônio Alves da Costa, da cidade de Mendonça (SP), realiza um projeto de leitura que já retirou do meio ambiente toneladas de lixo. Material este que vira dinheiro e é transformado em conhecimento para quase 400 alunos.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, Serafina Gomes da Conceição de Lima, tudo começou em 2015 com arrecadações singelas feitas pelos próprios alunos. Hoje até a comunidade é beneficiada com o projeto.

“Durante todo o ano, os alunos levam para a escola recicláveis como latinhas, óleo usado e plástico, onde a quantidade é anotada por um funcionário e entregue para a professora da criança. Esses recicláveis são vendidos e no final do ano retornam ao aluno em forma de cupons para serem trocados por livros na Feira da Leitura”, explica.

Com o passar dos anos as arrecadações foram aumentando e a feira também. Na abertura, os três alunos que mais arrecadaram materiais foram premiados com certificados, medalhas e um presente.

Os mais de 380 alunos da escola Antônio Costa arrecadaram, só este ano, 44.249 latinhas, 846 litros de óleo usado e 1.672 quilos de plástico que iam parar no lixo.

A aluna Lorena Portilho Gomes, do 5º ano, foi a campeã na arrecadação de óleo em 2019. Com 66 litros arrecadados, ela conseguiu 52 cupons para serem trocados por livro.

“Ontem eu peguei 17 livros e hoje vou pegar mais na feira. Amo leitura e poder trocar o que era velho por um livro novinho é muito gostoso”, afirma.

A Feira da Leitura que começou na última terça-feira (28/11) e vai até esta sexta-feira (29/11), está montada no Salão Paroquial da cidade. As centenas de títulos são para todas as faixas etárias, no entanto que a feira é aberta ao público.

mendonça (2) (Largo)

“Isso para nós é motivo de muito orgulho, pois além de incentivar a leitura, estamos conscientizando estes alunos da importância da preservação do meio ambiente. Estamos em uma cidade e uma escola pequena, mas fazendo nossa parte e transformando lixo em conhecimento para toda uma comunidade”, finaliza a Coordenadora, Serafina Lima.

(Fotos: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts