Há 19 anos ex-catador de reciclagem transforma Natal de 3,5 mil crianças em Tabapuã

Posted by at 10:15 Comments Print

Há quase duas décadas que um ex-catador de reciclagem decidiu transformar o Natal de 3,5 mil crianças em Tabapuã. Neste domingo (23/12/2018), é o dia que Carlos Cesar do Nascimento, ou Carlinhos do Papelão, traz mais sorriso no rosto e transforma a magia natalina de uma cidade inteira.

Enquanto todos festejavam as datas comemorativas lá estava Carlinhos, uma criança de família humilde, catando latinhas e papelão no meio de festas da cidade. Até sua adolescência, o jovem trocou as brincadeiras de criança pelo serviço, com o objetivo de poder ajudar a família nas despesas.

Carlinhos foi crescendo e junto com ele também a vontade de transformar a vida das pessoas, pois queria fazer para os outros o que não tinha tido para ele em sua infância carente.

Em 1999, o jovem deixou de lado a reciclagem e começou a trabalhar em um supermercado da cidade, onde conheceu pessoas como ele, que tinham na alma a verdadeira essência do espírito de amor ao próximo. Se uniram e começaram a fazer arrecadações de alimentos, onde transformavam em cestas básicas que eram doadas à famílias carentes da cidade.

Com o tempo, a ideia foi ganhando proporções maiores e o brilho no olhar daquelas famílias deu ânimo ao grupo à fazer ainda mais. Surgiu então a ideia de organizar uma festa de Natal para todas crianças daquela pacata cidade.

Nestes 19 anos, a equipe do “Natal Mais Solidário” ganhou mais voluntários que juntos fazem a alegria de mais de 3.500 crianças que participam da festa. Todos os anos, no último domingo antes do Natal, dois papais-noéis saem às ruas de Tabapuã, percorrendo casa por casa, visitando criança por criança com o objetivo de levar a alegria, a esperança e receber em troca apenas um sorriso no rosto.

Logo após visitar toda a cidade, uma grande festa acontece no Recinto de Exposições da cidade. Brinquedos, pipoca, refrigerante e até dois trenzinhos transformam o dia de milhares de crianças que não teriam esta oportunidade.

Hoje aos 36 anos, Carlinhos sofreu um câncer de intestino e precisa usar uma bolsa de colostomia, mas nem isso tirou seu ânimo e sua vontade de ajudar o próximo. Meses antes da festa, ele e os voluntários organizam um leilão para arrecadar fundos para a realização da festa que reúne não só gente da cidade, mas também de municípios da região.

“Hoje essa festa tem um custo estimado de R$ 17 mil e a gente conta com voluntários, patrocinadores e apoiadores. Realizamos um leilão, onde arrecadamos dinheiro para poder fazer o evento”, diz.

A verdadeira paz de espírito está no amor ao próximo, fazer sem receber nada em troca e poder transformar a vida de alguém com um simples gesto de carinho. E com isto, o Natal se torna m sinônimo de união e automaticamente a recompensa de uma vida melhor seja para o próximo e também para si mesmo.

“Não tem nada mais gratificante do que ver uma criança feliz, ver um pai agradecendo a gente porque pudemos proporcionar um momento alegre na vida do filho dele. Às vezes bate o desânimo porque tem gente que critica, mas peço para Deus me dar sempre saúde para eu poder continuar fazendo estas crianças felizes”, diz.

festa de natal tabapua (3) festa de natal tabapua (2) festa de natal tabapua (1)

(Fotos: Divulgação)

Cidades Destaques , ,

Related Posts