Guarda Municipal de Potirendaba realiza operação com grande apreensão de pipas com cerol

Posted by at 9:54 Comments Print

Reportagem de 30/07/2019

A “Operação Cerol” realizada pela Guarda Civil Municipal de Potirendaba durante o mês de julho apreendeu uma grande quantidade de pipas com linhas cortantes. A principal delas foi a linha chilena, cuja utilização e comercialização são proibidas.

Segundo o comandante da Corporação, Jacques Eduardo Cestini, a operação visa o combate ao uso de cerol em linhas e principalmente conscientizar crianças e adultos. A ação foi realizada no nas férias escolares onde é o período com o maior número de ocorrências.

“O objetivo principal é conscientizar nossa população para não utilizar cortante em hipótese alguma. Infelizmente flagramos crianças e até mesmo adultos soltando pipas com cerol e principalmente com esta linha chilena que tem a utilização e comercialização proibidas”, destaca.

Com poder de corte quatro vezes maior que o cerol, o uso da linha chilena tem preocupado autoridades. O material recebe uma camada de uma mistura de substância fixadora e o óxido de alumínio que, estando aderido, torna o objeto altamente cortante.

Em Potirendaba nossa reportagem não conseguiu encontrar o produto sendo vendido em nenhum estabelecimento, porém, no site de compras Mercado Livre, em uma rápida pesquisa é possível encontrar a linha sendo comercializada por R$ 45.

Neste período de operação na cidade, pelo menos 30 ocorrências com linhas cortantes foram registradas pela Guarda Municipal. Todo o material apreendido que continha cerol foi destruído.

A utilização de qualquer produto cortante em linhas de pipas é proibida pela Lei nº 12.192, de 6 de janeiro de 2006 e pode resultar em multa. Quem for identificado usando esta mistura nas linhas poderá ser punido, quando o infrator for menor, os pais serão responsabilizados.

“Infelizmente a utilização deste tipo de material pode causar ferimentos graves e em alguns casos vítimas fatais, principalmente em motociclistas. Quem quiser e puder denunciar a venda e a utilização destes produtos pode ligar anonimamente no 153 que é o disque denúncia da Guarda Municipal”, finaliza Jacques.

Guarda Municipal Potirendaba (1)

(Fotos: Colaboração Guarda Municipal)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts