Grupo de paleontólogos encontra vértebra de titanossauro em Uchoa

Posted by at 7:39 Comments Print

Reportagem de 06/11/2019

Um grupo de paleontólogos encontrou uma vértebra da cauda de um titanossauro em uma propriedade rural de Uchoa. O fóssil com centenas de milhares de anos está sendo preparado para o museu da cidade.

De acordo com o biólogo, Leonardo Silva Paschoa, administrador do museu de Uchoa, a peça foi encontrada no começo do mês passado na área rural do município. Ele e outros três paleontólogos se reúnem aos fins de semana para prospecção de fósseis.

“Estava eu e mais dois amigos quando avistamos a vértebra em um barranco. É uma emoção muito grande poder encontrar um fóssil, ainda mais tão perto da gente”, comenta Leonardo.

fossil

Ainda segundo Paschoa, o titanossauro é um dos dinossauros mais encontrados na nossa região e que viveu por aqui entre 83 e 65 milhões de anos atrás. A espécie pouco comum na América Latina, era herbívora e quadrúpede.

Titanossauro

Titanossauro

“Agora estamos finalizando a preparação do fóssil para catalogá-lo e depois colocá-lo em exposição. Toda a região está convidada para ver mais esta raridade aqui no museu de Uchoa”, finaliza Leonardo.

O museu de Uchoa possui mais de 100 fósseis catalogados com peças de mais de 80 milhões de anos. O local tem parte de animais que viveram em Uchoa, Ibirá, Cedral, Elisiário, Jaci, Monte Aprazível e General Salgado.

O museu está instalado na Praça Farmacêutico Bruno Garisto, na antiga estação ferroviária. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 8h às 11h e das 13h às 16h. A entrada é de graça.

(Foto: Leonardo Paschoa/Colaboração Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts