Grupo de agronegócio e Fundecitrus iniciam campanha contra o greening em Tabapuã
Posted by Da Gazeta do Interior at 11:09
Unidos Contra o Greening. Esse é o tema da campanha promovida por um grupo de agronegócio em parceria com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), iniciada agora em outubro de 2018, na região de Tabapuã.
Durante a campanha, serão duas frentes de ação – uma educativa, com conscientização da população dos moradores e produtores rurais, e outra para substituição dos pés de murta, também conhecida como dama da noite e de laranja que estejam contaminados com a bactéria causadora do greening por novas mudas de árvore.
O greening, ou amarelão, é causado por bactérias que são transmitidas para os pomares. A contaminação tem força para dizimar um pomar inteiro.
De acordo com o Fundecitrus, no estado de São Paulo, 16,73% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro estão contaminados com o greening. Na microrregião de Rio Preto, a taxa vem aumentando – no ano passado, foi de 5,49%, contra 3,3% em 2016.
Segundo Rodrigo Rodas Lemo, diretor de operações do Grupo Junqueira Rodas, está sendo realizada uma varredura em toda a área urbana e rural para substituir os pés de murta e laranja contaminados por mudas de plantas ornamentais, que serão doadas. “Somente com um monitoramento rigoroso, tanto do inseto que transmite as bactérias como de plantas contaminadas, é possível controlar o greening”, ressalta.
Unidos contra o greening
Há três anos, o Grupo Junqueira adotou rígido controle fitossanitário contra o greening. As ações são baseadas no Alerta Fitossanitário do Fundecitrus. Com a inserção do protocolo, notou-se queda de 1,86% em 2013 para 0,46%, em média, em 2015 em todas as fazendas do grupo, uma redução de 73%.
Semanalmente, o Grupo realiza avaliações das armadilhas amarelas, instaladas a cada 50 metros, no perímetro das propriedades. Se é encontrado um psilídeo na armadilha, ações de controle são desencadeadas, com aplicações de defensivos e eliminação de árvores doentes.
“O grupo também segue à risca os protocolos do Fundecitrus, enviando periodicamente informações sobre a população do inseto, com planos de ação em pontos críticos’’, ressalta o diretor.
(Foto: Divulgação)
Related Posts
-
Por virem atrasadas, chuvas de fevereiro causam prejuízos à lavoura
~ Agronegócio, Destaques, Últimas Notícias
11 Mar , at 5:01 PM
-
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 15 de junho devido às paralisações
~ Agronegócio, Destaques, Últimas Notícias
31 May , at 9:00 AM
-
Pecuaristas tem até o dia 7 deste mês para entrega de relatório de vacinação contra febre aftosa
~ Agronegócio, Destaques, Últimas Notícias
1 Jun , at 5:11 PM
-
Homem é morto a tiros dentro da própria caminhonete em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 10:00 AM
-
COVID-19: Operação autua estabelecimentos e lacra supermercado em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:33 AM