Greve dos professores de Guapiaçu chega ao 3º dia e prefeito vai na polícia

Posted by at 12:37 Comments Print

A greve dos professores de Guapiaçu chega em seu terceiro dia nesta quarta-feira (01/08/2018) sem chegar a nenhum acordo até agora. Muito pelo contrário, o manifesto pedindo correção salarial fez com que o prefeito procurasse a polícia.

Ao todo são pelo menos 70 professores concursados que estão de braços cruzados em frente à prefeitura da cidade desde a última segunda-feira (30/07). Até agora o prefeito ainda não recebeu os educadores para um acordo.

Na tarde desta última terça (31/07), professores ocuparam o prédio da prefeitura na tentativa de ser recebidos pelo chefe do Executivo. Instantes depois, ao invés de receber os profissionais para um diálogo, o prefeito procurou a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.

O delegado da cidade então propôs um acordo orientando que os professores desocupassem a prefeitura para que assim o boletim de ocorrência fosse retirado pelo prefeito. O caso foi acompanhado também pelo advogado dos educadores que aceitou a proposta.

Na cidade são 2.205 alunos matriculados na rede municipal de ensino e a maioria não está indo às aulas após os pais decidiram deixar os filhos em casa em apoio ao ato. Nas escolas está havendo aulas normalmente, já que dos 232 professores, 85 deles são contratados e não aderiram à greve.

Eles reivindicam correção salarial, melhores condições de trabalho, além do plano de carreira. Uma comissão de educadores realizou um levantamento e apontou supostos desvios de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para outras finalidades.

A Gazeta mostrou na semana retrasada que com o dinheiro da verba o prefeito teria comprado caixas de bombons, comida para a merenda, tanquinho de lavar roupa e vários outros produtos sem utilizar o recurso para corrigir os salários. A Polícia Federal, o Ministério Público e até o Tribunal de Contas do Estado já foram comunicados sobre o caso.

Desde a última segunda-feira que nossa reportagem está aguardando a nota de posicionamento da prefeitura de Guapiaçu. O prefeito Carlos Cesar  Zaitune disse que não vai falar com a imprensa.

(Foto: Agência Gazeta do Interior) 

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts