Governador de São Paulo obriga uso de máscaras e diz que vai proibir flexibilização de decreto

Posted by at 14:58 Comments Print

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (04/05/2020), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou um decreto do uso obrigatório de máscaras em todo o estado para conter o avanço da pandemia de coronavírus. Disse ainda que cidades que não cumprem acima dos 50% do isolamento social serão proibidas de flexibilizar o decreto de quarentena.

A medida será válida para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos. O uso de máscaras no transporte público passou a ser obrigatório nesta segunda-feira (04/05).

Segundo Doria, o decreto será publicado nesta terça (05/05) e torna obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando, andando ou se dirigindo a qualquer local no estado. A medida passa vigorar a partir do dia 7 de maio, de acordo com o pronunciamento feito por ele.

“A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras. As administrações municipais irão definir sobre a aplicação de penalidades, inclusive de multas, a quem desrespeitar a regra”, afirmou o governador.

Doria disse ainda que no estado não haverá mudança do decreto de quarentena por pressão econômica, de comerciantes ou por membros políticos. Municípios com índices de isolamento social abaixo de 50% serão excluídos da flexibilização do decreto que, em alguns casos, já reabriram seus comércios.

A Gazeta mostrou na semana passada que a região de São José do Rio Preto é uma das piores do estado no cumprimento do isolamento social. Neste último domingo (04/05), Rio Preto registrou 46% de isolamento, Araçatuba e Catanduva 44%.

“Essas cidades precisam melhorar seus índices de isolamento, principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo um índice superior à 50%, já por este item, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização, isso porque nós não desejamos mais vítimas, mais óbitos”, disse.

(Foto: Reprodução Governo de São Paulo)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts