Golpistas ‘clonam’ WhatsApp para aplicar golpes e extorquir usuários em Potirendaba

Posted by at 10:04 Comments Print

Reportagem de 03/08/2019

Golpistas tem estudado todas as formas e possibilidades de aplicarem golpes cada vez mais mirabolantes em vítimas de todo o país. Desta vez, criminosos estão até clonando WhatsApp e extorquindo usuários em Potirendaba.

Um estudante de 22 anos que prefere não ter o nome divulgado conta que criminosos invadiram sua conta e começaram a conversar com todos os seus contatos. Se passando pelo dono do número, os golpistas conseguiram extorquir uma tia do jovem levando R$ 1.500,00.

“Eu tinha feito um anúncio de uma bicicleta na OLX. Pouco tempo depois recebi uma ligação de um número pedindo para validar meu cadastro e que para isso era preciso eu passar o código que eu havia recebido via SMS. Eu infelizmente não desconfiei de nada e após eu informar, eles passaram a comandar meu WhatsApp e disparar mensagens para todos os meus contatos”, conta.

Em uma das mensagens enviadas para uma tia do rapaz que mora em Campinas (SP), o golpista dizia que estava com o carro quebrado em uma estrada e que precisava pagar o conserto do carro que custaria R$ 1,5 mil. No texto, o estelionatário se passando pelo jovem, enviou para a mulher o número de sua conta, onde a vítima acabou caindo no golpe.

“A minha tia só percebeu que era golpe porque ligou pra minha mãe no dia seguinte e perguntou se tinha dado certo o conserto do carro, onde minha mãe falou que meu carro não estava quebrado. Eles estudam todas as possibilidades e parecem que treinam para praticar crimes desse tipo e levar a vida fácil”, diz.

Na tarde da última quinta-feira (01/08), um morador de Potirendaba procurou a delegacia para registrar boletim de ocorrência do mesmo caso. Ele conta que também fez um anúncio na OLX e que cerca de dez minutos depois recebeu uma ligação de um homem que se identificou como operador do site.

Na ligação ele pedia um código que tinha sido enviado por SMS para confirmar o cadastro e que acabou passando aos golpistas. Minutos depois ele diz que sua mulher e vários outros contatos de sua agenda começaram a receber mensagens dos golpistas, porém, até o momento, não há informações de prejuízos financeiros.

A Polícia Civil de Potirendaba criou um alerta e postou nas redes sociais orientando as pessoas para que elas não caiam no golpe. “Evite clicar em links, passar ou confirmar códigos com estranhos, seja por WhatsApp ou até mesmo por telefone”, alerta.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts