Frota das 12 cidades da Gazeta ganha quase 6 mil veículos em um ano e preocupa especialistas

Posted by at 6:25 Comments Print

O aumento no número de veículos nas ruas do Brasil não preocupa somente grandes capitais como também municípios de pequeno porte como no interior do Estado de São Paulo. Ruas de 12 cidades com população entre 3 e 17 mil habitantes, ganharam quase 6 mil veículos em um curto prazo de 12 meses.

Preocupação esta que põe especialistas em trânsito a refletirem no futuro destes municípios a planejar onde estacionar, vias largas para um tráfego rápido, seguro, sem congestionamentos e com menor índice de poluição.

Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e indicam um crescimento de 10 % no período de um ano nas 12 cidades. A frota total nestes municípios, em 2013, é de 64.799 mil veículos, enquanto que em 2012 era de 58.971 automóveis. Um aumento de 5.828 mil novos carros.

Potirendaba foi a cidade da Gazeta que mais ganhou automóveis em 12 meses. Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE), a cidade que tem 15.453 habitantes tinha 8.837 carros em 2012. Agora, em fevereiro de 2013, esse número subiu para 9.659, um aumento de 822 veículos e o que representa quase que um automóvel por habitante.

Tantos carros assim nas ruas e o município já vem sentindo os efeitos do grande fluxo. Estacionar nas principais ruas do centro já é algo quase que impossível. Como forma de mudar esse cenário atual, a prefeitura da cidade criou vagas de estacionamento na lateral da praça da matriz. Ao todo, quase 30 novas vagas foram feitas. Número esse que ainda fica longe de solucionar o problema para futuras gerações.

Elisiário, apesar de ser o menor município da região de circulação da Gazeta com 3.120 mil habitantes, ganhou 81 novos veículos em 2013. A pequena e pacata cidade tem cerca 20 ruas com uma frota de 1.241 automóveis. Andar por elas ainda não é tarefa difícil. Mas se dividirmos esse número de carros pela quantidade de ruas, cada via teria 62 automóveis trafegando diariamente, o que representaria um verdadeiro caos no trânsito da pequena cidade.

Bady Bassitt já começa a apresentar um possível problema e é a segunda cidade no aumento do número de automóveis. Com 14.605 mil habitantes, o município tem apenas 492 automóveis a mais do que sua vizinha Potirendaba, que tem quase o mesmo número de moradores.

Em 2012, Bady tinha 8.374 veículos e agora, em 2013, tem 9.167, um aumento de 793 automóveis. Uma possível explicação para esse aumento significativo da frota seria justamente por estar do lado da maior cidade do noroeste do Estado. São José do Rio Preto hoje tem 324.011 mil veículos e quase 500 mil moradores.

Por Bady Bassitt estar há apenas sete quilômetros de Rio Preto, moradores preferem cidades pequenas como Bady para servir de cidade dormitório e que da para ir e vir todos os dias sem grande trânsito e com índices menores de violência.

A frota nacional de veículos é de 5,5 milhões de automóveis. A estimativa é de que nos próximos 10 anos esse número salte para 15 milhões de veículos.

Especialistas no assunto levantam números que reforçam o aviso de que é preciso investir urgentemente na ampliação do transporte público ou, inevitavelmente, em breve, os paulistas serão obrigados a mudar radicalmente seus hábitos.

Para o especialista em trânsito, Adevilson de Carvalho, os pequenos municípios devem começar a mudar suas estratégias de planejamento de trânsito urgente para se evitar um possível colapso nos próximos anos.

“As pessoas vão comprando carros, não se preocupam com os congestionamentos e ainda culpam as prefeituras. A culpa maior é da população que segue a linha do consumismo desenfreado e não pensam nas consequências”, diz Carvalho.

Adevilson acredita ainda que se os índices de crescimento da frota de veículos individuais e do transporte coletivo de qualidade se mantiverem os mesmos até o final da década, a maior parte dos motoristas só conseguirá andar de carro, nas cidades, aos fins de semana.

(Fotos: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts