FIT 2012 estreia com belíssima obra de Shakespeare – Romeu e Julieta

Posted by at 9:16 Comments Print

Luiz Aranha

[email protected]

Mais de sete mil pessoas lotaram o Anfiteatro da Represa Municipal de São José do Rio Preto (SP), para o espetáculo de estreia da 12ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT) 2012. Misturado à comédia, romance e musical, a obra “Romeu e Julieta” de Shakespeare comoveu e emocionou um público na grande estreia do festival.

O espetáculo do Grupo Galpão (MG) reconstrói o romance em um cenário inspirado no sertão mineiro de Guimarães Rosa. Comemorando 30 anos, o grupo Galpão é a única companhia do país que já se apresentou no “Globe Theatre”, em Londres.

Com concepção e direção de Gabriel Villela, a peça explora o texto original do romance, mas inova utilizando técnicas de circo-teatro, características do grupo. A cultura brasileira se destaca na narração e nos elementos presentes no cenário e adereços, além de músicas típicas. O espetáculo estreou em 1992, se tornando sucesso no Brasil e exterior. Por esse motivo e em comemoração as três décadas de existência do grupo, o público ganha como presente a remontagem do espetáculo gratuitamente.

Cerca de cinco toneladas de cenário foram montadas no local, em uma estrutura capaz de receber sete mil pessoas no total. Durante os onze dias de Festival serão apresentados 29 espetáculos nacionais e dez internacionais, além de nove atividades formativas. No total, serão 115 apresentações grandiosas, espalhadas pelos teatros, praças, ruas e no principal cartão postal da cidade. A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho.

(Fotos: Luiz Aranha)

 

 

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts