Festival Internacional de Teatro começa hoje em Rio Preto; Peça colombiana abre a programação

Posted by at 11:08 Comments Print

Começa nesta quinta-feira (4), a 13ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT), em São José do Rio Preto. A programação conta com 37 espetáculos, divididos em 6 peças na categoria Internacional, 14 na categoria Adulto Nacional, 6 para Criança, 5 produções Locais e 6 na categoria Rua que inclui o cortejo artístico resultado de uma das 7 Atividades Formativas.

Ao todo, serão 90 apresentações nos 10 dias de evento. O FIT acontece de 4 a 13 de julho, em vários espaços de Rio Preto. A ocupação da cidade, tanto pelo público quanto pelos artistas do FIT é o fio condutor da curadoria deste ano. Composta por Marcelo Bones, Luiz Fernando Ramos, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Cynthia Petnys e Antônio Januzeli, a equipe curatorial mira a relação entre a realidade e a ficção e propõe que o Festival se transforme em uma obra de toda a coletividade rio-pretense.

Sebastião Martins, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT 2013, acredita que o Festival contribui com aspectos essenciais para a construção de uma cidade moderna e plural. “O Festival Internacional de Teatro tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de uma cultura que estimula a criatividade, o senso estético e a busca pela inovação”, afirmou Martins.

A fim de integrar e democratizar o acesso às artes cênicas em toda a cidade, o FIT 2013 se espalha pelos quatro cantos de Rio Preto. Serão feitas apresentações nos bairros Boa Vista, Conjunto Residencial Nova Esperança, Jardim do Bosque, Vila Toninho, entre outros. Os distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt também fazem parte do circuito do Festival. A listagem completa com os locais e datas de cada espetáculo serão divulgados, em breve, pela assessoria de imprensa do festival.

Abertura

Para abrir a 13ª edição do FIT neste dia 4 de julho, quinta-feira, o espetáculo convidado é o colombiano Discurso de un Hombre Decente, da companhia Mapa Teatro. A partir da descoberta de um engajado discurso político no bolso da camisa do narcotraficante Pablo Escobar, no dia da sua morte, a trama contesta a onerosa e falida guerra colombiana contra o tráfico e reacende o tema da legalização de drogas no mundo.

Além do grupo de teatro colombiano, o FIT 2013 importa montagens de outros países. Pelos palcos de Rio Preto passam artistas chilenos, argentinos, italianos, portugueses, americanos, entre outros.

A apresentação da peça será no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h, mas todos os ingressos já estão esgotados.

(Foto: Divulgação FIT)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts