Festas de Reis são canceladas e terão apenas celebração de terços em Potirendaba (SP)

Posted by at 11:50 Comments Print

Quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

Por conta da pandemia de COVID-19, duas das maiores festas de Santos Reis do noroeste paulista que aconteceriam agora em janeiro precisaram ser canceladas. Para não deixar passar em branco, terços serão rezados para celebrar a data que é comemorada nesta quarta-feira (06/01).

No bairro rural Guajuvira, segundo o presidente da Festa, João Antonio Loureiro, o terço será celebrado internamente nesta quarta (06/01), às 19h30, apenas entre os foliões, não sendo permitida a presença de público. A Festa acontece no local desde de 1993 e esta é a primeira vez que não será executada.

“A gente fica até sem palavras diante de uma situação como esta. Há quase 30 anos realizando uma festa desse tamanho, com a presença de milhares de pessoas e por conta da pandemia não podemos fazer. Para homenagear os três Reis Magos, vamos celebrar um terço”, explica João.

Já no bairro urbano de Santos Reis, o presidente, Joaquim Antonio da Silva, afirma que o terço também será celebrado internamente apenas para os foliões. A reza está marcada para às 15h do próximo sábado, 09/01, também sem a presença do público.

“É um ano bastante atípico para nós, mas que não faltará oportunidade para nos próximos anos a gente se reunir novamente. Vamos nos proteger agora e o ano que vem fazer uma festa ainda mais linda”, diz Joaquim.

As Festas de Reis de Potirendaba são umas das mais tradicionais do Estado de São Paulo, onde, todos os anos, chegam a reunir mais de 20 mil pessoas. Os dois eventos que distribuem toneladas de carne de churrasco de graça para os participantes, estavam marcados para acontecer no próximo sábado (09/01).

De acordo com a tradição, as Companhias de Reis costumam sair para visitar as casas no mês de setembro do ano anterior, mas que por conta da pandemia de COVID-19, esta caminhada precisou ser suspensa. Este percurso que dura em torno de 60 dias, arrecada prendas doadas por fieis para realizar um leilão.

Com o valor obtido deste leilão são comprados os produtos e a carne para fazer a festa que aconteceria agora em janeiro. Como em 2020 não houve a caminhada da Companhia, consequentemente também não houve arrecadação de fundos para preparação das festas.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo_01-2013)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts