Festas de Reis em Potirendaba reúnem mais de 30 mil pessoas

Posted by at 19:19 Comments Print

Um público estimado em mais de 30 mil pessoas compareceu nas duas festas de Reis que foram realizadas na tarde deste sábado (5), em Potirendaba. A multidão que compareceu às festas dos bairros Santos Reis e Guajuvira, foi alimentada com toneladas de carne e milhares de pães para celebrar a festa dos três Reis Magos.

Em setembro de 2012, os dois grupos de Potirendaba saíram caminhando pelas ruas das cidades da região, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Potirendaba é uma cidade privilegiada. No município existem duas companhias de reis que reinam há décadas. A CIA Centenária do bairro Santos Reis, completa, em 2013, 130 anos de existência. A do bairro Guajuvira, zona rural da cidade, a tradição perdura por 87 anos.

Nas duas festas, 66 novilhas foram abatidas para servirem de alimento aos fiéis que vem de todo o canto do Estado prestigiar e agradecer os santos por alguma graça alcançada. Durante as duas festas, segundo a organização, mais de 25 mil pães, e toneladas de sorvetes foram distribuídos ao público. Quase 500 voluntários ajudaram na organização e preparação.

“Estamos há 45 dias trabalhando sem parar, arrecadando prendas na comunidade, tudo para fazer essa maravilhosa festa ao público”, fala o presidente da CIA Centenária, Joaquim Augusto da Silva.

Os primos Natalino de Siqueira de Campinas e Ademar Marques Fernandes de São Paulo não se viam há 20 anos e se encontraram na festa do bairro Santos Reis. “É uma emoção muito grande poder vir de tão longe e ver uma festa tão boa dessa. Encontrar a família que não via há tanto tempo é melhor ainda”, diz Ademar.

Para o presidente da Guajuvira, João Antônio Loureiro, a festa é uma missão de amor. “Eu trabalho aqui com a minha família há décadas. Isso aqui é a maior emoção do mundo. Trabalho pra Santos Reis é um dom, além da devoção”, fala.

(Fotos: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts