Festas de Reis de Potirendaba servirão mais de 12 toneladas de comida de graça à quase 30 mil fiéis neste sábado

Posted by at 5:00 Comments Print

Potirendaba recebe à partir das 14h deste sábado (07/01) duas das maiores festas de Reis do estado de São Paulo. Juntas, as festas da Companhia Centenária e a do bairro Guajuvira servirão mais de 12 toneladas de comida de graça aos quase 30 mil fiéis que vão agradecer aos três Reis Magos.

Segundo o testamento da Bíblia, Gaspar, Baltazar e Belchior são os três Reis que saíram para visitar o menino Jesus. Eles souberam que nasceria o filho de Deus e levaram ouro, incenso e mirra.

Na festa da Guajuvira, 250 voluntários trabalham para preparar o banquete que é servido aos fiéis como forma de agradecer alguma graça alcançada. Muitos desses voluntários fazem promessas e trabalham por amor e gratidão aos Reis.

Os preparativos duram três dias com o abate e a preparação de novilhas e porcos que irão resultar nos alimentos para a distribuição para os devotos. Segundo a organização, em setembro, o Grupo de foliões composto por palhaços, músicos e festeiro percorrem as casas levando um pouco da tradição e arrecadando as doações para a festa.

Para servir a multidão que vem agradecer os três reis, estão sendo preparadas este ano sete toneladas de carne assada, quatro toneladas de linguiça para churrasco, 600 quilos de carne em molho para lanche, 15 mil pães para lanche e 15 mil sorvetes.

Já no bairro Santos Reis, zona urbana de Potirendaba, a tradição é igual. A festa acontece há 134 anos na cidade da mesma forma e proporção.

Ao todo foram abatidas 27 novilhas que resultaram em quase quatro toneladas de carne assada, 700 quilos de carne em molho, oito mil pães e dez mil picolés. Nas duas festas não paga nada para entrar e nem para comer.

“Aqui todo mundo é muito bem vindo. O importante é vir com fé e amor aos três Reis porque aqui só paga a bebida, a comida é por conta da festa”, diz o presidente da festa da Companhia Centenária, Joaquim Augusto da Silva que está na organização há mais de 30 anos.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts