COVID-19: Festas de Reis de Potirendaba (SP) em janeiro são canceladas

Posted by at 12:00 Comments Print

Terça-feira, 24 de novembro de 2020

Duas das maiores Festas de Reis do Estado de São Paulo que acontecem em janeiro foram canceladas por conta da pandemia de COVID-19. Os eventos que são realizados em Potirendaba (SP) chegam a reunir mais de 20 mil pessoas por ano.

As Companhias de Reis que costumam sair para visitar as casas no mês de setembro, este ano, por conta da pandemia, precisaram ser suspensas. Esta caminhada que dura em torno de 60 dias, arrecada prendas doadas por fieis para realizar um leilão.

Com o valor arrecadado deste leilão são comprados os produtos e a carne para fazer a festa que acontece em janeiro. Como este ano não houve a caminhada da Companhia, não há arrecadação de fundos para preparação das festas.

Segundo o presidente e mestre da Companhia Centenária de Potirendaba, Joaquim Augusto da Silva, na crença, acreditá-se que esta caminhada que a bandeira realiza seja o período que os três reis saíram em viagem para visitar Jesus que ia nascer.

“Nós então, simbolizando esta crença, percorremos as casas com a bandeira, levando esperança e fé às pessoas, só que infelizmente este ano isso não foi possível por conta da pandemia”, explica.

O presidente da Companhia do bairro rural Guajuvira, João Antonio Loureiro, explica que desde 1993 que o evento acontece no bairro ininterruptamente.

“É uma pena, mas como há aglomeração, devemos respeitar o período e no próximo ano, se Deus quiser, vamos estar de volta com a festa para poder receber todo mundo”, diz.

As duas festas em Potirendaba chegam a reunir cerca de 20 mil pessoas todos os anos. Para celebrar o dia de Santos Reis, que acontece no dia 6 de janeiro, será celebrado um terço nas duas capelas.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts