Festa de Reis de Mendonça (SP) completa 8 anos e reúne fiéis de várias cidades da região

Posted by at 15:05 Comments Print

Reportagem de 18 de janeiro de 2020

A Festa de Santos Reis realizada na cidade de Mendonça (SP), completa neste ano de 2020 oito anos de realização. O evento reúne pelo menos 5 mil fiéis de diversas cidades da região.

Por volta das 12h00, pessoas de várias partes do noroeste paulista e até de outros estados começam a chegar no Recinto de Exposições Rui Baruffi. A fé e a devoção em Santos Reis fazem com que, todos os anos, milhares de fiéis venham até a cidade pedir e agradecer aos três magos.

Às 14h a Companhia, formada por palhaços e instrumentistas inicia a simbologia com versos religiosos ao som da viola caipira. A trajetória percorre um corredor de três arcos enfeitados com bambu e bandeirinhas coloridas, tentando convencer a rainha a chegar até o rei que a espera no final do terceiro arco.

Segundo os foliões, esta tradição acontece porque os três Reis teriam saído para visitar o Menino Jesus e na volta para casa, foram recebidos pelas mulheres que simbolizam a Rainha.

Como forma de agradecimento, as pessoas realizam doações ao longo do ano, que são transformadas em renda. Com essa renda são comprados alimentos que são servidos de graça para todo o público.

São 3,2 mil quilos de carne em forma de churrasco, linguiça e 7 mil pães recheados com carne moída. De sobremesa 6 mil picolés e 1,8 mil litros de refrigerante.

Segundo um dos fundadores, Osmar Alves de Oliveira, organização e transparência são alguns dos lemas da Companhia que planeja comprar o próprio espaço para receber a festa.

“A gente realiza esta bela festa para toda nossa comunidade com muito amor e carinho. Com muita transparência e honestidade, vamos conseguir conquistar o próprio espaço da Companhia para receber toda essa multidão”, explica.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cultura Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts