Férias causam aumento de 13,6% na venda de veículos e de 11,9% de peças e acessórios para veículos

Posted by at 12:18 Comments Print

As concessionárias de veículos e lojas de autopeças e acessórios foram os únicos setores do comércio que registraram aumento de vendas em janeiro de 2012, quando comparado a dezembro de 2011. É o que revela a pesquisa mensal realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto e Região (Sincomercio).

O aumento das vendas nas concessionárias foi de 13,6% e nas lojas de autopeças e acessórios, de 11,9%. “São vários os fatores que colaboram para estes números positivos”, afirma Orvásio Tancredi Junior, Diretor do Sincomercio e coordenador da pesquisa. As promoções de veículos, com oferta de crédito, prazos ΓÇÿesticadosΓÇÖ, taxas de juros menores e a época do ano. Janeiro é o mês em que, tradicionalmente, as pessoas trocam os veículos por mais novos”, analisa Tancredi Junior. As lojas de autopeças e acessórios beneficiam-se da época de férias, quando as pessoas fazem a revisão dos veículos para encararem as estradas com segurança.

Já os outros setores do comércio registraram forte queda nas vendas, o que já era esperado para este mês do ano. Se dezembro é o mês de maiores vendas no comércio, janeiro é o inverso. As pessoas consomem o mínimo possível para investirem em viagens e para pagar as despesas com escola e impostos (IPVA, IPTU etc).

Resultado: em média, as vendas foram 7,5% menores em janeiro do que em dezembro. A maior queda foi nas lojas de calçados, vestuário e tecidos (- 30,5%), seguido das de eletrodomésticos e eletrônicos (- 27,5%), móveis e decoração (- 16%), supermercados (- 8%), farmácias e perfumarias (- 3,1%) e materiais de construção (- 1,4%)

Foto: Diogo De Maman / Gazeta do Interior

Destaques Economia Últimas Notícias , , ,

Related Posts