Famerp recebe robô que acelera extração de material genético e vai auxiliar na testagem para COVID-19

Posted by at 9:06 Comments Print

Sábado, 03 de julho de 2020

O complexo Funfarme/Famerp recebeu nesta última sexta-feia (03/07/2020), um robô extrator de material genético, equipamento que deverá ampliar a capacidade da instituição na realização de testes no diagnóstico da COVID-19. O equipamento foi cedido pelo Instituto Butantã de São Paulo, em regime de comodato.

O robô, segundo o virologista Maurício Nogueira Lacerda, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, é utilizado no processamento das amostras para os testes moleculares (RT-qPCR) e extração de RNA do vírus, o que agiliza as etapas de análise dos testes de diagnóstico.

“Com o robô é possível extrair 32 amostras em pouco menos de 40 minutos, permitindo a aceleração nos resultados e ampliando a capacidade da instituição”, explica o virologista.

Hoje, a Famerp atua em três frentes no enfrentamento à pandemia global de coronavírus – realiza estudos dos efeitos da Covid-19 no organismo em busca de marcadores biológicos que indicam o agravamento da doença, auxilia os órgãos municipais e estaduais na testagem sorológica e também foi selecionada como polo brasileiro de pequisas para a vacina contra a Covid-19.

(Foto: Divulgação)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts