Falta extintores na região e obrigatoriedade do novo tipo é adiada

Posted by at 9:28 Comments Print

Nos próximos três meses os brasileiros ainda poderão andar com o extintor antigo. O Denatran anunciou na última segunda-feira (5) que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1º. Em Potirendaba já não tem mais o equipamento desde o Natal.

Em abril desse ano, quem descumprir a lei levará multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais. Ele começou a equipar carros fabricados a partir de 2005, porém, uma liminar chegou a derrubar essa exigência, que foi restabelecida em 2009.

O extintor antigo era do tipo BC, que combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Jesus Aparecido de Azevedo, dono de um posto de combustíveis, em Potirendaba, onde vende também extintores, relata que está com falta do produto desde o Natal.

“Tiveram anos para se adequar, mas foram empurrando, dando o jeitinho de brasileiro, agora foi todo mundo comprar de uma só vez e faltou equipamento, as fábricas não deram conta da demanda. O culpado disso é o próprio usuário que deixa sempre tudo pra última hora”, diz.

Quem deixou pra última hora foi a estudante Patrícia Cristina Durão e se arrependeu. “Quando eu fiquei sabendo que passaria a valer mesmo já não tinha mais extintores em estoque. Eu não troquei porque o antigo ainda estava dentro da validade, mas foi pior, pois eu precisava viajar no réveillon e tive que pegar emprestado de um amigo”, conta.

Jesus diz que a previsão para a chegada dos equipamentos é no próximo dia 10, mas pode ser que devido a procura, essa data mude. Nossa equipe percorreu cinco postos de combustíveis na manhã desta terça-feira (6) e em nenhum deles encontramos os extintores.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts