Estiagem faz com que poços de Potirendaba (SP) diminuam 40% capacidade de captação de água

Posted by at 9:35 Comments Print

Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O longo período de estiagem que já dura mais de 100 dias fez com que poços que abastecem Potirendaba (SP) reduzissem sua capacidade de captação em 40%. O Saneamento de Água e Esgoto de Potirendaba (SAEP) afirma que ainda não há risco de racionamento, mas que a situação é alarmante.

O desperdício do bem mais precioso da humanidade, somado ao consumo excessivo dos moradores, está fazendo com que os poços não consigam suprir toda a demanda da população. Nem mesmo um poço profundo que capta mais de 150 mil litros de água por hora está dando conta diante do longo período de estiagem.

A última chuva de grande volume que foi registrada em Potirendaba, segundo a Casa de Agricultura e Abastecimento, ocorreu no dia 23/05/2020, onde choveu 36,3 milímetros. Isso significa que 36,3 litros de água de chuva se acumularam sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.

Segundo o SAEP, no momento ainda não há um risco de racionamento de água, mas o coordenador de departamento, Jessy James Innocenti, afirma que a situação é de alerta.

“Nós precisamos da colaboração da população para que economize água, pois temos poço que mandava 10 m³ e que reduziu para 6 m³. A gente ainda observa muitas pessoas lavando calçadas, quintais sem nenhuma consciência e no futuro vamos sofrer as consequências, pois as chuvas estão diminuindo cada ano que passa”, explica o coordenador.

Com um consumo assustador de 2 milhões de litros de água por dia, Potirendaba está sentindo as consequências deste desperdício. O município possui 27 poços de captação e todos eles estão com apenas 40% a menos da capacidade.

Segundo os institutos de meteorologia, ainda não há nenhuma possibilidade de chuva pelos próximos 20 dias para Potirendaba. As altas temperaturas fazem com que as nuvens se afastem da nossa região.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts