Equipes fazem simulação de desastre aéreo para Copa de 2014

Posted by at 13:55 Comments Print

Uma aeronave transportando 60 passageiros sofre uma “pane” e realiza um pouso de emergência no aeroporto, provocando um incêndio e várias pessoas feridas. Toda essa encenação foi, na verdade, uma simulação de um desastre aéreo e treinamento para a Copa do Mundo na manhã desta quarta-feira (20), no aeroporto de São José do Rio Preto.

Ao todo, mais de 100 pessoas de diversos órgãos responsáveis pelo atendimento de emergência participaram do treinamento. Eles realizam o combate ao incêndio, simultaneamente ao atendimento pré-hospitalar das vítimas, através do sistema de triagem denominado Método Start, onde encaminha os pacientes por sistema de cores. Nesse método, os feridos são separados de acordo com a sua gravidade e encaminhados aos hospitais conforme a ordem de prioridade a ser determinada.

A simulação foi pensando em treinar equipes de resgate para o evento internacional que ocorrerá no Brasil – Copa do Mundo de Futebol 2014 e o fluxo de turistas viajando pelo Brasil nesse período. A região de São José do Rio Preto é considerada turística e com um aeroporto de grande frequência, portanto é necessária a preparação dos Bombeiros e demais órgãos envolvidos, para o atendimento desse tipo de ocorrência, por sua característica, gravidade e amplitude.

O objetivo do exercício simulado é verificar o grau de conhecimento dos bombeiros envolvidos no exercício, além de avaliar a capacidade de mobilização dos diversos órgãos e entidades envolvidas em grandes emergências.

A ação foi realizada pelo do Corpo de Bombeiros, com apoio do SAMU, Base de Rádio Patrulhamento Aéreo, Defesa Civil, Policia Militar, Guarda Municipal, DAESP, Concessionária Transbrasiliana, além de equipes hospitalares.

(Foto: Colaboração leitora Neiri Freitas)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts