Entenda porque você deve tomar a vacina contra febre amarela o quanto antes

Posted by at 7:07 Comments Print

Os primeiros meses de 2017 foram marcados por episódios de febre amarela que assustaram os brasileiros. Mais de 700 casos foram diagnosticados e, de acordo com o ministério da Saúde, foram confirmadas 240 mortes de pacientes infectados pelo vírus da doença. O problema que costumava se restringir a áreas silvestres agora pode ocorrer também em áreas urbanas.

A febre amarela está presente em países da África e das Américas do Sul e Central. Ela é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo  causador da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Os sintomas podem aparecer de 3 a 5 dias após a picada do mosquito e  período de incubação no homem varia de 3 a 6 dias e pode se estender a até 15 dias. O sintomas incluem febre, dores locais nas costas, abdômen ou músculos, calafrios mal-estar, perda de apetite, náusea, vômitos, delírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou com sangramento. Não existe um tratamento específico para a doença, a única forma de prevenir o vírus é a vacina.

Os locais de risco no Brasil são as regiões de matas e rios das regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia no Nordeste, Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo no Sudeste e oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na Região Sul. Portanto, quem vai viajar para essas localidades deve receber a vacina. Além disso, há vários países que exigem o certificado internacional de vacinação. Saiba quais são acessando o site da Anvisa.

Entenda a vacina da febre amarela

Aplicada via subcutânea, a vacina contra a febre amarela garante a imunidade do indivíduo com apenas uma dose. A proteção só começa a valer 10 dias após a aplicação da vacina, que age estimulando o organismo na produção da autoproteção contra o vírus. Os recentes casos de febre amarela no Brasil provocou uma corrida aos postos de saúde e, em diversos municípios, a população se queixou da falta da vacina. Plataformas online como a  Beep Saúde por exemplo, disponibiliza, além de marcação de consultas médicas, agendamento de vacinas. Para agendar a aplicação da vacina contra a febre amarela na Beep Saúde, basta acessar o site e agendar o horário e local mais próximo para a aplicação.


Quem não pode tomar a vacina contra febre amarela?

– Pessoas acima de 60 anos só podem tomar a vacina se residirem ou se deslocarem para áreas em transmissão ativa do vírus. Deve-se observar também se existe alguma contraindicação para esse público. Para saber, um médico deve ser consultado.

– Gestantes seguem a mesma linha indicada para idosos.

– Mulheres que estão amamentando deverão interromper o aleitamento por 10 dias após tomarem a vacina.

– Os portadores de HIV/AIDS podem tomar a vacina contra febre amarela desde que não apresentem imunodeficiência grave. O mais indicado é que nesses casos o médico de confiança seja consultado.

– Indivíduos com imunossupressão secundária não poderão tomar a vacina.

– Pessoas em tratamentos de quimioterapia, radioterapia e corticoides elevados também não devem ser vacinados.

– A vacina não poderá ser aplicada em pessoas transplantadas.

– Pessoas com reação de hipersensibilidade grave e doença imunológica também estão no grupo que não podem tomar a vacina.

– É vedada a aplicação da vacina aos alérgicos a ovo assim como a indivíduos com história pregressa de doenças do Timo, como Miastenia grave e Timoma.

(Foto: Divulgação)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts