Enquanto cidades vizinhas enfrentam racionamento, moradores de Potirendaba esbanjam lavando calçadas e ruas

Posted by at 10:06 Comments Print

Prestes a viver uma das piores crises hídricas dos últimos tempos, duas cidades vizinhas já decretaram racionamento de água. Enquanto isso, moradores de Potirendaba continuam esbanjando, lavando quintais, calçadas e ruas com o bem mais precioso da humanidade.

Sexta-feira é o dia tradicional da faxina e como é de praxe, donas de casa querem lavar praticamente tudo com água. A maioria delas usa a mangueira com água potável e tratada para tirar a sujeira dos quintais, das calçadas e até das ruas.

despercidio de agua (1)

As cenas lamentáveis puderam ser presenciadas na manhã desta sexta-feira (18/10/2019), por várias ruas e bairros do município. Na cidade existe lei uma municipal que proíbe o ato, mas que infelizmente não é cumprida.

Segundo o Saneamento de Água e Esgoto de Potirendaba (SAEP), os níveis dos poços de captação estão em condições alarmantes e a vazão caiu pela metade. Por enquanto o município ainda não fala em racionamento, mas se os moradores mantiverem o desperdício, muito em breve a cidade também vai fechar os registros.

São José do Rio Preto e Uchoa já decretaram racionamento nesta semana. Rio Preto com quase 500 mil moradores enfrenta racionamento em 11 bairros da cidade, das 8h às 11h e depois das 13h às 18h.

Segundo o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SeMAE), antes da estiagem, a autarquia captava 450 litros de água por segundo, mas agora reduziu este número para 250 litros por segundo. Ao todo, 40% da população foi afetada com o racionamento.

Já em Uchoa a situação é ainda pior e toda a cidade já está racionando água desde hoje. Na cidade a interrupção é de segunda a sexta-feira das 13h às 17h, em todos os bairros.

(Fotos: Agência/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts