Encerra nesta sexta campanha contra gripe; Potirendaba imunizou 56,2% dos grupos e não atingiu a meta

Posted by at 12:07 Comments Print

Termina nesta sexta-feira (09/06/2017) a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza A H1N1 em todo o Brasil. Potirendaba imunizou 56,2% dos grupos prioritários.

Conforme a Gazeta mostrou na semana passada, o Ministério da Saúde autorizou os estados a imunizar toda a população independente dos grupos prioritários. Mas o Estado de São Paulo não aderiu à disponibilização e continua vacinando apenas crianças, idosos, funcionários públicos da saúde, policiais, fórum e mães que estejam amamentando.

A meta de vacinação em Potirendaba era vacinar 3.918 destes quatro grupos, mas apenas 56,2% pessoas foram imunizadas. Até o último dia 25 de maio, o grupo que menos tinha recebido a vacina era o das gestantes, que das 165, apenas 55 tinha recebido a dose.

Outro problema grave encontrado pela vigilância epidemiológica tinha sido com as crianças. Das 887 da cidade, apenas 376 tinha sido vacinadas, menos da metade. O departamento tomou a medida em enviar comunicados aos pais através das escolas e quem não procurasse os postos de vacina, seria acionado pelo Conselho Tutelar.

Por causa da baixa procura, no fim de maio os municípios decidiram estender a campanha e mesmo assim não conseguiram atingir a meta. Mesmo encerrando a campanha, a coordenadoria de vigilância informa que as doses ficarão disponíveis no Centro de Saúde disponíveis para estes grupos.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Saúde Últimas Notícias , , ,

Related Posts