Empresa inicia estudo para ampliação de Estação de Tratamento de Esgoto de Potirendaba (SP)

Posted by at 12:03 Comments Print

Quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A Prefeitura de Potirendaba (SP) iniciou, agora em agosto, um estudo para a recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. A verba para elaboração do projeto técnico foi conquistada através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Segundo o município, a empresa contratada através de licitação já iniciou a execução do projeto que deve ficar pronto nos próximos meses. O valor do recurso é de R$ 139.897,20.

A empresa é responsável pela elaboração de projeto técnico, planilha e estudos para recuperação e ampliação da Estação de Tratamento. Este projeto antecede a obra de ampliação e recuperação das lagoas existentes no local.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Potirendaba foi construída em 2003 e passou por obras de desassoreamento apenas duas vezes neste período, sendo uma em 2016 e outra em 2018, mas que não foram suficientes devido à demanda de dejetos que aumentam todos os anos. Nestes 17 anos de existência da Estação, a população da cidade passou de 13.656, para 17.449 habitantes, um aumento de quase 4 mil moradores, segundo o IBGE.

Potirendaba, atualmente, produz cerca de 2 milhões de litros de esgoto todos os dias. As três lagoas de tratamento da Estação filtram 97% do esgoto doméstico que depois é lançado no Córrego da Água Espalhada.

A Prefeitura afirma que pretende finalizar o estudo o mais breve possível para poder conquistar recursos ainda este ano para executar a obra de ampliação e recuperação da Estação.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts